quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Arroz de Lulas e Ervilhas à moda da Matriarca!!!

As abençoadas mãos da minha querida Mãe confeccionam pratos mágicos!!! Este é um deles, delicioso, crocante e reconfortante!!! Aqui fica a receita!!!



Ingredientes:
1 Kg de Lulas limpas
1 e 1/2 Caneca de Arroz
0,5 Kg de Ervilhas
1 Cebola grande
3 Dentes de Alho
1 Copo de vinho branco
3 e 1/2 Caneca de Água
1 Colher de sopa de Pimentão-doce
2 Folha de louro
1 Malagueta fresca
Azeite
Pimenta-preta
Sal



Preparação:
Coloque um tacho ao lume com com um fio generoso de azeite, junte a cebola, os alhos e a malagueta finamente picados, junte o pimentão-doce, as folhas de louro e meio copo de vinho, acrescente as lulas cortadas aos pedaços e deixe levantar fervura, de seguida junte as ervilhas, o arroz, o restante vinho e a água, deixe levantar fervura e rectifique os temperos com um pouco de sal e pimenta-preta moída na hora. deixe cozinhar o arroz até o ponto al dente, deve ter em consideração de que este é um arroz malandro, daí poder necessitar de um pouco mais de água.



Um Maravilhoso Arroz!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os minha Maçãs Assadas!!!

Todos nós temos uma receita especial para as maçãs assadas!!! Eu gosto particularmente de as degustar desta forma!!! Deixo-nos a nossa receita!!!



Ingredientes:
6 Maçãs Reinetas
6 Paus de Canela
Qb de Açúcar amarelo
Qb de Jeropiga
Qb de àgua
Canela em pó



Preparação:
Lave bem as maçãs e retire-lhes o caroço coloque-as num tabuleiro, no centro de cada maça coloque um pau de canela, polvilhe com açúcar amarelo e canela em pó ao gosto, regue com jeropiga e água ao gosto.
Leve ao forno a cozer durante uns 15 a 20 minutos em forno pré-aquecido a 180º, ou até verificar que as maçãs estão cozidas.
Deixe repousar e pode degustar as maçãs quentes ou frias.



Deliciosas!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Os meus Caracóis Folhados de Atum!!!

Mais um belo canapé, uma bela entrada um simples petisco!!! Uma delícia para os apreciadores de atum na sua preciosa essência!!! Uma perfeita combinação de sabores!!! Deixo-vos a minha receita!!!



Ingredientes:
1 Base de de massa folhada rectangular
2 Latas de conserva de atum ao natural
1/2 Frasco de alcaparras
1 Lata de conserva de anchovas
1 Cebola
1 Dente de alho
1 Malagueta
1 Ramo de salsa
Qb de Tomilho fresco
Qb de Queijo parmigiano-reggiano
Azeite
Pimenta-preta



Preparação:
Pique muito finamente a cebola, o alho, a malagueta e a salsa e coloque numa taça, junte o tomilho fresco as alcaparras grosseiramente picadas e envolva nos ingredientes anteriores. Junte por fim as anchovas muito picadinhas, e o atum previamente escorrido, envolva e tempere com um fio de azeite, e um pouco de pimenta-preta moída na hora.
Estenda a massa e por cima disponha o preparado, polvilhe com queijo parmigiano-reggiano ralado na hora e delicadamente enrole e pressione bem, com uma faca bem afiada corte a massa em rodelas com a grossura de 1 dedo. Deite as rodelas num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 10 minutos, ou até verificar que a massa está cozida.



Deliciosos!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Conserva de Cenoura à moda Algarvia!!!

Durante os anos que vivi no Algarve aprendi algumas das suas receitas!!! Particularmente agradava-me muito esta entrada, a cenoura era servida como um petisco é irresistível!!! Deixo-vos mais esta iguaria!!!


Ingredientes:
450gr de Cenouras
1 Ramo de salsa
5 Dentes de alho
1 Colher de sopa de oregãos
1 e 1/2 Colher de sopa de Pimentão-doce
1 dl de vinagre de vinho branco
Qb de azeite
Sal
Pimenta-Preta



Preparação:
Lavam-se e descascam-se as cenouras, colocam-se a cozer inteiras em água abundante temperada com sal.
Retiram-se quando estiverem al dente, deixam-se arrefecer e cortam-se às rodelas finas temperam-se com os alhos e a salsa picados, com o pimentão-doce e os oregãos, o vinagre e o azeite e por fim uma pitada de sal e pimenta-preta, envolve-se delicadamente com as mãos e colocam-se as cenouras num frasco de tampo hermético a repousar uns dias antes de servir.



Deliciosas cenouras!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O meu Bolo de Polenta e Limão!!!

Uma Receita que refresca a alma e desperta os sentido!!! O crocante da polenta e o ácido do limão combinam em total perfeição na companhia de umas belas natas batidas!!! Aqui fica mais esta deliciosa receita!!!



Ingredientes:
100gr de Polenta (farinha de milho)
200gr de Açúcar
200gr de Manteiga sem sal
150gr de Amêndoa moída
3 Ovos
1 Colher de chá de fermento em pó
1  Colher de sopa de essência de baunilha
Sumo e raspa de 1 limão

Para a Calda:
Sumo de 2 Limões
75gr de Açúcar
1 Cálice de Limoncello
2 Colheres de sopa de água



Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha até obter um creme esbranquiçado, junte a raspa e o sumo do limão e continue a bater, envolva os ovos 1 a 1 e depois junte a amêndoa moída, a polenta e o fermento em pó, envolva até ficar homogéneo. Verta o preparado para uma forma redonda previamente untada e forrada com papel vegetal novamente untado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 30 minutos ao até sentir que o bolo está cozido.

Prepare a calda:
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve a aquecer em lume brando, quando o açúcar estiver dissolvido deixe levantar fervura e ferver durante uns 4 a 5 minutos, até a calda espessar.

Retire o Bolo do Forno e deixe repousar uns 10 minutos, de seguida regue com uma parte da calda e desenforme, depois de estar no prato de servir regue com a restante calda.
Sirva acompanhado com um pouco de natas batidas com um pouco de açúcar.



Uma Delícia!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves