quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O meu Doce Maravilha!!!

No verão os doces frescos fazem as maravilhas de todos quantos apreciam uma bela sobremesa, ou mesmo um doce fora de horas, esta além de refrescante é deliciosa, são pequenos ingredientes que fazem toda a diferença no resultado final de uma receita culinária!!! Deixo-vos a receita!!!



Ingredientes:
1 Lata de leite condensado
A medida da lata de leite condensado cheia de leite
2 Iogurtes gregos
6 ovos
400ml de Natas
150gr de açúcar
130gr de Suspiros
1 Ananás ao natural ou uma lata de conserva de ananás
1 Colher de sopa de farinha maizena
1 Limão



Preparação:
Num tacho coloque o leite condensado, o leite, as gemas dos ovos previamente batidas, os iogurtes, a raspa de 1 limão e a farinha, com uma vara de arames mexa energicamente para envolver todos os ingredientes. Depois leve ao lume para engrossar, assim  que esteja espesso retire do lume e coloque o tacho sobre água fria com um pouco de gelo, continue a mexer com a vara de arames até arrefecer totalmente.
Disponha o creme no fundo da taça de servir, por cima coloque o ananás cortado aos pedaços pequenos e suspiros grosseiramente esmagados (reserve alguns para a decoração), reserve.
Batas as 6 claras em castelo, quando estas estiverem sólidas junte 75gr de açucar e continue a bater até que o açúcar se dissolva (a consistência é dura mas cremosa), à parte bata as natas (devem estar bem frias) com restante açúcar até espessar. Às natas junte as claras às colheradas e envolva delicadamente, quando homogéneo verta por cima do preparado do creme, uniformize a superfície e leve ao frio durante pelo menos 2 horas, antes de servir, polvilhe com os restantes suspiros. 



Palavras!!! Simplesmente Deliciosos!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Arroz de Leitão e Feijão Branco!!!

Esta é uma receita para os dias seguintes a uma festa em que da ementa consta Leitão à Bairrada!!! Normalmente sobra sempre um pouco de leitão, com este pode fazer esta deliciosa receita!!! Os sabores são divinos e juntos resultam numa receita repleta de cores, aromas e sabores!!! Aqui fica esta maravilha!!!



Ingredientes:
Qb de Leitão à Bairrada, sem ossos e desfiado
1 e 1/4 Caneca de Arroz agulha
4 Canecas de água
2 Copos de vinho branco
1 Frasco de conserva de feijão branco 
1 Alho francês
3 Talos de aipo
5 Tomates maduros
1 Cebola
3 Dentes de alho
1 Malagueta fresca
Tomilho
Manjericão
Sal
Azeite



Preparação:

Coloque um tacho ao lume com uma quantidade generosa de azeite, junte a cebola, os alhos e a malagueta finamente picados deixe estalar um pouco e acrescente os tomates sem pele grosseiramente picados, o alho francês e o aipo finamente picados envolva e junte o vinho branco. deixe ferver uns 2 minutos, de seguida acrescente o feijão previamente escorrido e lavado e o leitão, envolva e deixe ferver 1 minuto, depois junte 3 canecas de água, o tomilho, e o manjericão ripado, deixe levantar fervura, por fim acrescente o arroz, envolva e rectifique temperos com um pouco de sal, se necessário junte a restante caneca e volte a rectificar temperos, o arroz deve ficar malandro. Quando pronto deixe repousar uns minutos antes de servir.



Uma Maravilha a fazer justiça a esta deliciosa iguaria (Leitão à Bairrada) da nossa região!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O meu Bolo de Ruibarbo e Amêndoa!!!

Ruibarbo, uma planta pouco conhecida entre nós, mas a qual começa agora a surgir e a estar mais disponível para compra, nós por cá fazemos sementeiras desta maravilha!!! O ruibarbo originário da Ásia tem sido utilizado durante milhares de anos como planta medicinal (laxante, digestivo, estimulante do fígado, etc), principalmente na medicina chinesa, como alimento este começou a ser utilizado por volta do sec.XIII quando chegou à Grã-Bretanha (sendo que esta continua hoje a ser o maior produtor e consumidor de ruibarbo), importante é mencionar que apenas só o caule pode ser consumido. Deixo-vos esta bela receita!!!



Ingredientes:
2 1/2 Copo de farinha
1 Copo de açúcar amarelo
1/2 Copo de amêndoa moída
1 Colher de chá de fermento
1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
1 Colher de chá de sal
1 Colher de sopa de canela em pó 
Raspa de 1 Limão
4 Ovos
1 Copo de leite
1 Colher de sopa de vinagre
1 Colher de chá de Baunilha

Para o caramelo de ruibarbo:
3 Talos de ruibardo cortados aos pedaços
100gr de Açúcar amarelo
50gr de Manteiga



Preparação:
Unte uma forma redonda com manteiga, forre o fundo com papel vegetal e volte a untar, espalhe o açúcar amarelo a manteiga em pequenas nozes e espalhe por cima o ruibarbo, reserve.
Junte o leite e o vinagre numa taça e deixe repousar 5 minutos.
Junte os ingredientes secos (os 7 primeiros) numa taça e envolva, na taça do leite junte os restantes ingredientes líquidos, envolva-os bem e acrescente-os aos ingredientes secos, envolva bem e verta por cima do ruibarbo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 a 30 minutos, ou até o palito sair seco. Desenforme de imediato e deixe repousar antes de servir!!!



O contraste do caramelo, com a acidez do ruibarbo é simplesmente delicioso!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A minha Paella de Frango e Coelho!!!

Os ingredientes Caseiros por nós produzidos e criados tornam esta receita numa iguaria perfeita e inesquecível!!! Por muito que pareça complicada a confecção desta iguaria digo-vos que é muito simples de confeccionar!!! Aqui vos deixo a minha receita, pois tem um toque meu na receita original!!!



Ingredientes:
1/2 Frango do campo
1/2 Coelho
200gr de Ervilhas
200gr de Feijão verde
1 1/2 Caneca de Arroz
3 1/2 Canecas de água
Qb de Açafrão
1 Colher de sopa de Pimentão doce
4 Tomates maduros
1/2 Pimento amarelo
3 Dente de alho
1 Malagueta fresca
1 Cubo de Knorr de frango
QB de Pimento amarelo
Azeite
Sal



Preparação:
Prepare o coelho e o frango cortando-os aos pedaços, tempere com sal grosso e reserve. Prepare o feijão verde cortando-o como se fosse para cozer, reserve.
Coloque a frigideira da paella ao lume com um fio de azeite, quando quente junte as carnes e deixe-as alourar de ambos os lados, assim que estejam douradas coloque o caldo partido aos pedaçinhos, junte o feijão verde, as ervilhas, em conjunto com os alhos, a malagueta e o pimento amarelo finamente picados, envolva bem e deixe cozinhar um pouco. De seguida acrescente os tomates sem pele desfeitos, aos quais acrescentou os fios de açafrão e o pimentão doce, envolva delicadamente todos os ingredientes, deixe cozinhar uns minutos, por fim espalhe o arroz, como se estivesse a semear e acrescente a água, envolva, reduza para lume brando e deixe cozinhar. Quando pronto sirva de imediato, polvilhado com um pouco de alecrim finamente picado.



Simplesmente Maravilhosos!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

terça-feira, 14 de agosto de 2012

As Minhas Bruschettas de Cebola e Tomate Seco!!!

Este é um petisco que faz parte dos dias de grandes partilhas na Cozinha dos Neves, como entrada ou como um petisco para o lanche, as bruschettas estão sempre presentes!!! Deixo-vos mais esta receita!!!



Ingredientes:
3 Pães da Avó
2 Queijos Mozzarella frescos
200gr de Tomate Seco
1 Frasco de conserva de anchovas
2 Cebolas Roxas
3 Dentes de alho
1 Malagueta Fresca
Manjericão fresco
Azeite 
Sal



Preparação:
Corte o pão em tiras e reserve.
Coloque uma frigideira ao lume com um fio de azeite generoso, junte as anchovas finamente picadas e envolva no azeite, acrescente a cebola cortada em meias luas muito finas, os tomates secos, os alhos e a malagueta finamente picados, tempere com um pouquinho de sal, envolva e deixe estalar durante uns minutos de forma a que a cebola caramelize um pouco (5 a 7 minutos). Disponha a cebola por cima das fatias de pão, por cima destas coloque um pouco de manjericão picado e com pedaços de mozzarella desfiada, tempere com um pouco de sal fino e pimenta preta. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 10 minutos. Retire e sirva.



Maravilhosas!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves!!!