quinta-feira, 12 de abril de 2012

O meu Folhado de Ovas de Bacalhau

Simplesmente Delicioso!!! As minha invenções podes suscitar dúvidas no menos crédulo, mas confesso que até a mim própria me consigo surpreender!!! São descobertas principescas, manjares divinos e degustações perfeitas!!! Aqui fica a minha receita!!!


Ingredientes:
1 Base de  massa folhada de compra rectangular
6 Ovas pequenas de Bacalhau
4 a 5 Fatias de presunto serrano
1 Malagueta fresca
1 Queijo Mozzarella fresco
Qb de Tomilho fresco
Qb de Salsa
2 Dentes de Alho
Azeite
Sementes de Sésamo
Sementes de Papoila



Preparação:
Leve uma panela com água temperada com sal a ferver, junte as ovas e deixe-as cozer durante uns 5 minutos. Retire do lume e escoe da água, corte delicadamente as ovas ao meio, reserve.
Pique os alhos a malagueta, o tomilho e a salsa finamente, coloque numa taça e tempere com um fio generoso de azeite, desfie o queijo mozzarella aos pedacinhos e envolva no preparado do azeite.
Estenda a massa folhada, ao centro desta coloque o preparado da mozzarella aromatizada e espalhe deixando espaço na lateral para uma pequena dobra, por cima coloque as fatias de presunto e por fim as ovas partidas ao meio, regue com um fio de azeite toda a massa exposta sem recheio e dobre, comece pelas laterais (colocando mais um pouco de azeite na massa dobrada), depois feche um lado (volte a espalhar mais um pouco de azeite) e por fim o ultimo do, pressione para que se unam todas as parte, faça pequenos golpes com uma faca e unte com azeite toda a superfície do folhado, por fim polvilhe com sementes de sésamo e sementes de papoila. Leve ao forno pre-aquecido a 180º durante 10 a 15 minutos, o tempo necessário para cozer a massa.
Deixe repousar 5minutos antes de servir!!!


Uma Verdadeira Maravilha!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Meus Mexilhões em Meia Casca ao Sal

As entradas para mim são deliciosos desafios, estou sempre a inventar algo diferente, pequenas e doces iguarias que fazem as delicias de quem as degusta!!! Assim deixo-vos mais esta receita!!!


 Ingredientes:
1 Kg de Mexilhão em meia casca
1/2 Frasco de Azeitonas pretas descaroçadas
1/2 Frasco de tomate seco em azeite
1/2 Frasco de anchovas
1 Malagueta
3 Dentes de alho
1 Cebola pequena
Qb de Salsa
Qb de Tomilho fresco
Qb de Orégãos secos
Azeite
Pimenta-preta
Qb de Queijo parmigiano-reggiano
Qb de Sal grosso


Preparação:
Num tabuleiro de ir ao forno onde caibam todos os Mexilhões coloque sal suficiente para cobrir todo o fundo e ficar com uma ligeira altura, por cima espalhe orégãos secos, tomilho fresco, pimenta preta moída na fora e um fio de azeite, envolva com as mãos e volte a espalhar cobrindo o tabuleiro com este sal aromatizado.


Prepare o recheio:
Pique finamente todos os ingredientes, a cebola, os alhos, a malagueta, as anchovas, as azeitonas o tomate seco e a salsa, muito finamente, depois envolva todos os ingredientes e tempere com folhas de tomilho fresco e um fio de azeite. Reserve.
Coloque as meias conchas de mexilhões por cima do sal de forma a estabilizarem, com uma colher de sobremesa espalhe o recheio pelas conchas e no fim polvilhe com um pouco de queijo parmigiano-reggiano e regue com um fio de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 20 a 25 minutos.
Sirva ao gosto, quente, morno ou frio!!!



Maravilhosa iguaria!!!

Sejam felizes!!!

Cozinha dos Neves

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A minha Mousse de Morango

A receita que para mim é divina e deliciosa, toda a combinação de ingredientes é perfeita, divina, as cores, os sabores, são maravilhosos e inundam as papilas gustativas de puro prazer!!! Deixo-vos a minha receita!!!


Ingredientes:
500gr de Morangos frescos e Limpos
1 Lata de Leite Condensado (uso light)
1 Gelatina de Morango (uso a da Royal light)
1 Pacote de natas
250gr de Morangos para decorar e criar camadas


Preparação:
Prepare a gelatina da seguinte forma, aqueça 250ml de água, mas sem ferver, dissolva a gelatina na água e deixe arrefecer.
Numa liquidificadora coloque as natas, os morangos cortados aos pedaços e a lata de leite condensado, triture tudo muito bem.
Junte o preparado de morangos á gelatina e envolva delicadamente todos os ingredientes. Corte uma parte das 250gr de Morangos em tiras finas e espalhe pelo fundo da taça de servir, em seguira coloque um pouco da mousse, volte a colocar mais morangos cortados e volte a cobrir com a mousse, repita mais uma vez o processo, por fim decore com morangos ao seu gosto. Está pronta, Leve ao Frio pelo menos 12horas antes de servir.


Confesso que encontrar os morangos entre este divino mousse o Maravilhoso!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O meu Pudim de Batata Doce

São Divinos, não conheço um Pudim que não seja fantástico, como apreciadora desta iguaria deixo-vos mais um Pudim, o de Batata Doce que eu Adoro!!!


Ingredientes:
350gr de Batata-doce crua
175gr de Açúcar
0,5ml de Leite 
2 Colheres de sopa manteiga sem sal
2 Colheres de Sopa de Farinha Maizena peneirada
6 Ovos
1 Colher de sobremesa de essência de baunilha
1 Colher de Sobremesa de Canela em pó
Raspa de 1 limão
Caramelo Líquido


Preparação:
Lave muito bem a batata-doce e corte a batata ás rodelas com a casca, leve a cozer em água abundante temperada com um pouco de sal. Quando cozida, escorra a água e retire a pela que saí facilmente, com um garfo pise toda a batata, transformando-a num puré, junte a manteiga e envolva com o grafo, peneire a farinha e junte o açúcar, a baunilha, a canela e a raspa do limão, com uma vara de arames envolva delicadamente os ingredientes, junte os ovos um a um, envolvendo o segundo apenas quando o anterior estiver completamente incorporado, por fim acrescente o leite, envolva novamente e verta o preparado para uma forma de pudim abundantemente untada com caramelo líquido.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º a cozer em banho-maria durante 50minutos. Desenforme apenas depois de completamente frio.


Paraíso!!! Delícia!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O meu Bolo Primavera

Uma perfeição de Bolo, de sabores e de cores, com uma frescura imensamente doce e deliciosamente reconfortante. Deixo-vos esta simples receita, mas verdadeiramente maravilhosa!!!


 Ingredientes:
2 Bases de Massa Folhada rectangular de compra
400ml de Natas bem frias
100gr de Açúcar
250gr. de Morangos

1 Ovos
2 Gemas de ovos
250ml de Leite meio gordo
40gr de Farinha
4 Colheres de sopa de açúcar
Raspa de 1 limão
1 Colher de sobremesa de essência de Baunilha



Preparação:
Comece por cozer a massa folhada, leve cada base a cozer individualmente no forno pré-aquecido a 170º, durante 10 a 12 minutos (dica deve cobrir sempre a massa com outro tabuleiro).
Prepare o creme de pasteleiro leve 200ml de leite com a raspa do limão e a baunilha a ferver, para uma taça peneire a farinha, junte o açúcar o ovo e a gema, bata com uma vara de arames e acrescente o restante leite, envolva delicadamente, quando o leite estiver a ferver retire do lume e acrescente o preparado mexa energicamente com a vara de arames volte ao lume mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e cubra com papel vegetal e leve a arrefecer sobre água fria, se quiser acelerar o processo, mexa o creme sem para com as varas. Quando frio reserve.
Bata as natas que devem ter ido ao congelador por 30 minutos antes de bater, acrescente as 100gr de açúcar e continue a bater até obter chantilly.


Montagem do bolo:
Coloque uma base sobre o prato de servir, por cima coloque o creme de pasteleiro e espalhe com uma espátula por toda a massa, corte os morangos previamente limpos e disponha sobre o creme, cubra com o chantilly, cubra com a restante folha de massa folhada, polvilhe com açúcar em pó peneirado e decore ao gosto com morangos. Leve ao frio durante 1 a 2 horas para refrigerar um pouco.





Uma Perfeição!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves!!! 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Os meus Divinos Scones

São um reconforto, quando apetece esta é uma iguaria de degustação divina, com a vantagem de que são fantásticos no dia e perfeitos nos dias seguintes!!! Deixo-vos a minha receita!!!



Ingredientes:
340gr de Farinha
1 Colher de sopa bem cheia de fermento em pó
60gr de Açúcar
125ml de Leite
75gr de Manteiga fria
2 Colheres de sopa de crème fraîche
1 Ovo
Raspa de 1 Limão
1 Colher de sobremesa de Baunilha


Preparação: 
Junte os ingredientes secos (farinha, açúcar e fermento em pó) numa taça e misture-os. Verta os ingredientes secos para cima de uma superfície de trabalho devidamente limpa, abra um buraco no meio da farinha e coloque no centro a manteiga, com os dedos vá juntando a manteiga com a farinha de forma a crias um género de areia, abre-se novamente um buraco e juntam-se os restantes ingredientes (leite, crème fraîche, baunilha, ovo e raspa de limão) e junte tranquilamente todos os ingredientes até ao ponto de começar a amassar ( a massa deve ficar fofa), forme uma bola e deixe a massa repousar uns 10 minutos. Estenda a massa com as mãos, não necessita de rolo, e deixe que esta tenha uma altura de 3 a 4cm. Com uma forma recortada (6cm de diâmetro) de cortas massas, corte a massa ate que esta termine esta receita deverá dar para aproximadamente 15 a 17 scones, coloque-os dentro de um tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Pincele cada scone com um pouco de leite e leve ao forno pré aquecido a 180º durante 10  a 12 minutos. Sirva quentes ou frios, como preferir, acompanhe com compotas, ou natas, ou mesmo um pouco de queijo creme batido com um pouco de açúcar, uma delícia.


Paraíso!!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A minha Torta Algarvia

Mais uma Homenagem à Zona do País que me acolheu por três anos. O Algarve é também rico na produção de Amêndoa, aqui vos deixo mais esta sugestão!!!


Ingredientes:
400gr Açúcar
100gr de Amêndoa em pó
100gr de Amêndoa palitada
8 Ovos
2 Colheres de sopa de farinha maizena
Raspa de 1 limão
1 Colher de sopa de essência baunilha
Qb de Canela em Pó
Qb de Açúcar para polvilhar
Papel Vegetal e manteiga para untar


Preparação:
Unte a forma com manteiga, forre o tabuleiro com papel vegetal e volte a untar com manteiga.
Junte numa tigela a amêndoa em pó, o açúcar, a farinha e a raspa limão, envolva. Junte os ovos um a um e a baunilha e envolva até obter um creme homogéneo. Verta o preparado para dentro do tabuleiro e polvilhe com a amêndoa palitada, leve ao forno pré-aquecido a 180º e dependendo de quão cozida quer a torna pode cozer de 15 a 35minutos. Normalmente eu deixo-a cozer 20 minutos. Retire do forno e desenforme para um pano polvilhado com açúcar, polvilhe o seu interior com canela em pó ao gosto e enrole delicadamente, deixe repousar uns minutos bem enrolada no pano antes de a transferir para o prato de servir.


Uma Delícia, na companhia de um belo Vinho do Porto!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves