segunda-feira, 19 de março de 2012

Os meus Brioches de Açúcar

Existem muitas versões, hoje deixo-vos a minha, um pouco mais aromatizada, mas de uma delicadeza divina!!! Eis a receita dos meus Brioches!!!


Ingredientes:
130gr de Açúcar
4 Ovos
130gr de Manteiga amolecida
500gr de Farinha
250gr de Massa de Pão
Raspa de 1 limão
1 Colher de sopa de essência de baunilha
1 Ovo para pincelar 
Qb de Açúcar para polvilhar


Preparação:
Envolva muito bem os ovos com o açúcar, a raspa de limão e a baunilha, acrescenta a massa de pão e com as mãos envolva delicadamente, junte a manteiga em nozes e continue a amassar, não se preocupe com a textura pois esta só vai mudar quando acrescentar a farinha. Incorpore a farinha na massa e agora sim com toda a energia e delicadeza amasse e envolva todos os ingredientes. Quanto a massa estiver uniforme deixe repousar e levedar durante 15 minutos. Passado este tempo volte a amassar a massa. Corte bolas com 50gr (a técnica e cortar 1 e pesar depois corte as restantes mais ou menos do mesmo tamanho, é assim que eu faço).
Coloque-as bolas num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe repousar e levedar mais uns 20 minutos. Findo este tempo com uma tesoura corte em cruz o topo da bola, pincele com ovo previamente batido e polvilhe com açúcar, fazendo um montinho.
Leve ao forno pré-aquecido a 170º durante 15 a 20 minutos.


Para o Bolo de Brioche deve reservar umas bolinhas e numa forma de fundo amovível untada com manteiga e polvilhada com farinha deve dispor as bolinhas, pincelando-as com ovo e polvilhando com açúcar, para que estas ao cozer preencham toda a forma. O processo de cozedura é o mesmo. 
Deve deixar arrefecer em ambas as receitas sobre uma rede.
Acompanha com queijo, compotas, geleias,ou fruta fresca.


Uma verdadeira Delícia!!! São perfeitos estes Brioches!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

sábado, 17 de março de 2012

A minha Salada de Frango

É uma delícia esta salada, muito fresca, repleta de variados e maravilhosos sabores. Vale a pena seguirem a receita e experimentarem esta iguaria. Deixo-vos a minha receita.


Ingredientes:
1 Frango assado, de churrasco ou cozido, sem ossos
1/2 Frasco de alcaparras
1 Lata de conserva de azeitona preta sem caroços
1/2 Frasco de tomate seco em azeite
1 Embalagem de salada preparada ou 1 alface fresca
3 Tomates Maduros
1/2 Frasco de conserva de espargos brancos
1 Pimento assado de conserva
Azeite


Preparação:
Prepare o frango, retirando todos os ossos e desfiando, coloque numa taça de servir, junte a salada ou a alface devidamente lavada e cortada em juliana, junte as azeitonas, as alcaparras picadas, o tomate seco, o pimento e os espargos grosseiramente picados, junte o tomate cortado em cubos, envolva delicadamente todos os ingredientes sirva e regue ao gosto com um fio generoso de azeite.


Uma Maravilha!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

sexta-feira, 16 de março de 2012

Os meus Crepes de Atum Surpresa

Gosto imenso do processo inventivo, de olhar para ingredientes e combiná-los com outros ingredientes, conseguindo receitas maravilhosas, esta receita foi assim, uma feliz invenção. Aqui vos deixo mais esta partilha!!!


Ingredientes:
4 Folhas de massa Filo
2 Latas de atum ao natural
3 Ovos cozidos
1 Frasco pequeno de alcaparras
1 Lata de Azeitonas descaroçadas
1/2 Frasco de Conserva de Tomate seco em azeite
5 Pepinos de conserva pequenos
1 Malagueta fresca
1 Ramo pequeno de salsa
2 Colheres de sopa de Maionese magra
Azeite



Preparação:
Corte as folhas de massa filo ao meio, ficando desta forma com 8 folhas.
Comece por preparar todos os ingredientes: corte as azeitonas em rodelas, pique as alcaparras, os pepinos, o tomate, a malagueta e a salsa finamente e coloque tudo numa taça, junte o atum e os ovos picados, acrescente a maionese e regue com um fio generoso de azeite. Envolva delicadamente todos os ingredientes de forma a obter uma pasta solta mas uniforme. Coloque uma folha da massa filo por cima de uma tábua e ao centro desta coloque um pouco da pasta deixando um dedo e espaço nas laterais, dobre as laterais, pincele com um pouco de azeite e dobre um forma de envelope, repita o processo até terminar as folhas.
Coloque estes crepes num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 10 a 15 minutos.
Deguste os crepes quentes ou frios. 


Uma Receita deliciosa e perfeita!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

quinta-feira, 15 de março de 2012

Os meus Profiteroles

Sim, eu sei fazem-se da mesma maneira, mas eu decidi fazer uma pequena adaptação ás receitas que fui testando e delas surgiu a minha versão desta maravilhosa Guloseima!!! Deixo-vos a minha Receita!!!


Ingredientes para os Profiteroles:
2,5dl de Água
80gr de manteiga
Raspa fina de 1 limão
1 Colher de sopa de essência de baunilha
180gr de Farinha
4 Ovos

Ingredientes para o Creme de Pasteleiro:
2 Ovos
4 Gemas de ovos
500ml de Leite meio gordo
80gr de Farinha
Raspa de 2 limões
1 Colher de sobremesa de essência de Baunilha


Ingredientes para o creme de Chocolate:
200gr de Chocolate negro
4 Colheres de Crème Fraîche
1 Colher de Mel


Preparação:
Comece por preparar a massa dos profiteroles, coloque um tacho ao lume com a água, a manteiga, a raspa do limão e a baunilha, deixe ferver meio minuto, junte a farinha de uma vez só e mexa energicamente com a colher de pau leve de novo ao lume e mexa até que forme uma bola que se solte do tacho. Deixe arrefecer algum tempo, depois deve acrescentar os ovos um de cada vez e só deve acrescentar o segundo quando o primeiro estiver completamente envolvido na massa (eu amasso com as mãos) e assim sucessivamente. 
Coloque a massa dentro de um saco pasteleiro com bico largo e forme montinhos do tamanho de nozes, leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 10 minutos, reduza a temperatura para 120º e deixe mais 10 minutos, tenha cuidado para não os deixar queimar. Quando prontos retire-os do forno e deixe-os arrefecer sobre uma rede.


Prepare a creme de pasteleiro:
Leve 400ml de leite a ferver com a raspa de limão e a baunilha, à parte junte a farinha e envolva delicadamente com os ovos o restante leite, bata com uma varas até verificar que não tem grumos. Quando o leite estiver a ferver junte os preparado e mexa com a varas de forma a envolver rapidamente todos os ingredientes, deixe o creme engrossar, retire do lume e cubra a superfície do creme com película aderente.


Prepare o creme de chocolate:
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve a derreter em banho-maria, envolvendo delicadamente todos os ingredientes até obter um creme homogéneo.

Montagem dos Profiteroles:
Coloque o creme de pasteleiro num saco de pasteleiro com bico fino, fure delicadamente os profiterole e encha com o creme, repita o processo até que todos os profiteroles estejam recheados, disponha a 1ª camada num prato e com outro saco de pasteleiro com bico fino e cheio com o creme de chocolate disponha sobre os profiteroles, coloque mais uma camada e cubar com o creme, repita o processo até terminarem os profiteroles.


São Irresistíveis, completamente irresistíveis!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Os Carapaus de Vinho e Alhos da Matriarca

Esta é uma receita antiga de Família, posso dizer-vos que a origem desta receita é da Ilha Terceira nos Açores e que chegou à mão da minha Família por um Grande Amido e Primo Capitão/Comandante na Marinha Mercante. É uma receita Maravilhosa. Deixo-vos esta preciosa partilha.


Ingredientes:
5 Carapaus grandes ou Chicharros pequenos
3 Dentes de Alho
1 Limão
1/2 Chávena de Vinho branco
1 Raminho de salsa
2 Folhas de Louro
Sal 
Pimenta preta
Qb Farinha
2 Ovos
Qb Pão Ralado


Preparação:
Prepare os carapaus, amanhando-os, retirando a serrilha e cortando a cabeça, lave-os bem e escale-os, devem aparentar bacalhaus pequeninos (dica a espinha principal pode ser retirada ou não, cá em casa não a retiramos).
Tempere-os com sal, pimenta, o alho esmagado, o vinho branco, o sumo do limão, a salsa e o louro, deixe-os ficar nesta salmoura por 2 a 3 horas.
Depois deste tempo escorra-os bem e pane-os. Passe os carapaus por farinha, em seguida pelo ovo previamente batido e por fim pelo pão ralado, leve-os a fritar de ambos os lados, repita o processo em todos os carapaus.
Sirva acompanhado com legumes ou uma simples salada.


Delícia!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

terça-feira, 13 de março de 2012

Salada de Pasta com Atum e Tomate Cherry

Como vos disse em relação ao arroz, também vos digo em relação à pasta. Sempre que a cozo normalmente cozo 300 a 500gr a mais para depois fazer belas saladas, deixo-vos uma das muitas versões que é deliciosa.


Ingredientes:
300 a 500gr de Pasta cozida ao gosto
2 Latas de atum ao natural
1 Frasco de conserva de salada chinesa
1 Lata de conserva de milho
1 Lata de conserva de ervilhas
1/2 Lata de Azeitonas pretas sem caroço
250gr de Tomate Cherry
3 Ovos Cozidos
1 Ramo de salsa
Orégãos secos
Azeite


Preparação:
Escorra as conservas da salada, do milho e das ervilhas e passe-as por água, deixando a escorrer enquanto prepara os restantes ingredientes.
Numa Taça de servir coloque as pasta, junte o atum escorrido, os ovos grosseiramente picados, os tomates cortados ao meio e as azeitonas cortadas às rodelas, envolva e acrescente as conservas escorridas, volte a envolver, juntando de seguida o salsa finamente picada, um pouco de orégãos secos, regue com uma generosa quantidade de azeite e envolva todos os ingredientes, sirva acompanhado por pão torrado.


Muito Leve, muito Suculenta, Deliciosa!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

segunda-feira, 12 de março de 2012

Pasta al Forno com Alheira, Cogumelos e Grelos

Bem, mais uma bela invenção vos deixo hoje, uma bela pasta al forno com alheira de caça e algumas surpresas!!! Deixo-vos mais esta partilha deliciosa!!!


Ingredientes:
500grs de Penne
3 a 4 Alheiras de caça
500grs de cogumelos frescos
1 Molhada de grelos
3 Tomates maduros
4 Dentes de alho
1 Malagueta Fresca
Qb de Queijo parmigiano-reggiano
Azeite
Orégãos
Sal


Preparação:
Coloque uma frigideira ao lume com uma quantidade generosa de azeite, junte os alhos e a malagueta finamente picados, deixe estalar ligeiramente e acrescente os cogumelos previamente laminados, tempere-os com um pouco de sal e deixe-os cozinhar, vão libertar bastante água, a intenção é que o líquido que estes libertam seja completamente evaporado, nesse momento junte os grelos previamente cozidos al dente em água temperada com sal, envolva delicadamente cogumelos e grelos e reserve.
Leve um grelhador ao lume e deixe aquecer, dê um golpe nas alheiras ao longo da pele das alheiras para que esta saia sem problemas e coloque-as no grelhador, deixa a pele sair de um lado e vire as alheira, retire a pele e com uma espátula de madeira comece a desfazer as alheira em pedaços, vá mexendo durante 3 a 4 minutos, retire do lume e reserve. 
Corte o tomate em rodelas e grelhe numa frigideira, tempere com um pouco de sal e orégão, o tomate deve ser grelhado dos dois lados, reserve quando terminar.
Coloque uma panela ao lume com água abundante temperada com sal e deixe ferver, quando estiver a ferver junte a penne, esta deve cozinhar apenas menos de 3/4 da cozedura total pois ainda vai ao forno, ou seja se a massa levar 11minutos para cozer, deve só cozer 7 a 8 minutos no máximo. Assim que esteja pronta retire e escorra.
No recipiente ao seu gosto de ir ao forno coloque um fio de azeite, em seguida, coloque uma camada de penne, por cima disponha os cogumelos e grelos assim como o liquido destes, em seguida é a vez da alheira, por cima desta coloque a restante pasta, cubra com o tomate, polvilhe com mais um pouco de orégãos e queijo parmigiano-reggiano ralado na hora, regue com um fio generoso de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 20 a 25 minutos.
Deixe repousar 5 minutos antes de servir. 



Esta é uma degustação Maravilhosa!!! 

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves