quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Arte Xávega Tocha Agosto de 2014

Este foi um dia Mágico!!! No passado Domingo tive a possibilidade de Acompanhar na totalidade a Viagem dos Pescadores de Arte Xávega da Praia da Tocha!!! Tive o convite por Parte do Sr. Patrão, mestre do barco Pouca Sorte de ir com eles ao mar e foi por azar que não fui com eles da 2ª vez, pois tive de regressar a Aveiro, mas ficou prometido que da próxima vez que lá for irei com eles ao mar!!! Ele explicou-me todo o processo!!! As Vacas foram substituídas pelos tractores e os Homens ao remo pelos Motores, o que de certa forma torna mais segura esta actividade!!! Claro que se pensarmos no antigamente e como Murtoseira de Sangue era mágico ver na minha infância e adolescência a Arte Xávega na Torreira!!!
O Sr. Patrão explicou-me que demora cerca de 45 minutos a estender as redes e 1h30m a recolher, cada extensão de corta tem 1500 metros sendo que no total são 3000 metros de corda a recolher até chegar às redes, é um processo moroso mas divinamente mágico!!! A Chegada do saco é um momento de muita excitação para as gaivotas e muita emoção para todos os que assistem a este momento!!! Obrigada a Todos pela Simpatia que tiveram para comigo, pelas conversas e pelas partilhas!!! Apenas desejo que a "Pouca sorte vos acompanhe" e que Deus vos proteja!!!
 — Praia da Tocha.





































O regresso do mar, 45 minutos após a partida!!! A recolha das Redes em dois tractores, que no final se encontram para recolher o saco!!! As conversas com o Mestre Patrão!!! O Saco de Peixe que não veio farto mas veio recheado!!! A venda da pescaria!!! Momentos emocionantes!!! as nossas sardinha que 2h30m depois já estavam no prato!!! — Praia da Tocha.





















































































































 


































Um Dia Delicioso!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário