quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O meu Arroz de polvo com Marisco!!!

No meu aniversário existia alguma indecisão sobre o que confeccionar para o jantar!!! Como eu adoro polvo, decido recriar a receita, acrescentando mais sabores, que tornaram este arroz um manjar perfeito, repleto de magia!!! Sem Duvida a receita perfeita para marcar um acontecimento especial!!! Apesar de parecer muito elaborada, esta é uma receita que retirando a cozedura do polvo está pronta em menos de 30 minutos!!! Aqui fica a receita!!!


Ingredientes:
1 Polvo de 2,5 a 3 Kg
250grs de Miolo de camarão grande
500grs de Camarão em casca
250 gr de Moilo de mexilhão
250gr de Moilo de Ameijoa
1 Caneca e 1/2 de Arroz agulha
1 Lata de tomate pelado
1/2 Pimento vermelho
1 Copo Brandy
1 Cebola média
3 Dentes de Alho
1 Malagueta grande
1 Cubo de caldo de marisco
2 Colheres de sopa de molho de peixe (opcional, encontra-se na secção de produtos asiáticos (fish sauce)
QB Salsa ou Coentros
QB Azeite
Sal
Pimenta-preta


Preparação:
Coza o polvo em água abundante com uma cebola grande inteira e com casca, quando a cebola estiver cozida o polvo também está, retire o polvo da água para arrefecer e reserve a água da cozedura. Quando o polvo estiver frio corte aos pedaços, reserve.
Retire a cabeça e as cascas de a alguns camarões e coloque-as numa panela, junte o brandy, a malagueta grosseiramente cortada , o molho de peixe, cubra com água e o cubo de caldo de marisco, Leve a ferver durante 5 minutos, em seguida use a varinha mágica ou o liquidificador para triturar e diluir tudo, passe o líquido por um coador para retirar o excesso de cascas e reserve.
Pique a cebola e leve ao lume a estalar no azeite, acrescente o alho, o pimento, o tomate desfazendo-o com a ajuda da colher de pau, junte o caldo de marisco e duas conchas da água da cozedura do polvo. Deixe levantar fervura e junte o o polvo, os camarões descascados, o miolo de camarão, de mexilhão e de ameijoa, que vai ferver durante 5 minutos, acrescente o arroz. Neste momento vai acrescentar 4 canecas de água da cozedura do polvo, pode ter de acrescentar mais 1 caneca, depende do processo de cozedura e se pretende um arroz malandro ou não e tempere com sal e pimenta-preta. O arroz demora +- 12 minutos e cozer  a meio deste processo junte os restantes camarões com casca, deixe terminar de cozer, por fim polvilhe com salsa ou coentros picados, fica ao gosto pessoal de cada um. Deve servir de imediato.


Uma perdição!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário