segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Meu Pudim de Pêra e Vinho do Porto!!!

Num destes dias andava eu pelas frutas da quinta e apanhei as últimas pêras da época, depois de as deixar amadurecer mais um pouco decidi criar algo verdadeiramente irresistível!!! Pêra e Vinho do Porto é uma combinação perfeita, eis a receita!!!


Ingredientes:
3 Pêras grandes
500ml de leite
250ml de Vinho do Porto branco
Raspa de 1 laranja grande
6 Ovos
12 Colheres de sopa de açúcar
1 Colher de sopa de canela em pó
1 e 1/4 Colher de sopa bem cheia de Farinha Maizena
2 Paus de canela


Preparação:
Coloque um tacho ao lume com o Vinho do Porto e os paus de canela e deixe-o reduzir e engrossar bem, reserve.
Descasque e retire o interior das pêras, corte-as em cubos, envolva os cubos com a redução de vinho do porto, a canela em pó e 1/4 de colher de sopa de farinha maizena, disponha na assadeira pequena que vai levar ao forno e servir.
Coloque 6 colheres de sopa açúcar e 1 colher farinha num tacho e misture bem, junte a raspa da laranja, as gemas previamente batidas com metade do leite e o restante leite, mexa bem e leve ao lume mexendo sempre, assim que levante fervura deixe ferver por dois minutos sem parar de mexer com uma vara de arames, assim que esteja pronto verta delicadamente sobre as pêras e leve ao forno ao forno pré-aquecido a 200º durante uns 15 minutos.
Bata as claras em castelo e junte 6 colheres de sopa de açúcar, continue a bater até que as claras formem picos e o açúcar esteja totalmente dissolvido.
Retire o pudim para fora do forno e reduza a temperatura do forno para 100º, cubra o pudim com a claras e leve de novo ao formo por mais 5 a 10 minutos mas cuidado para não deixar queimar. Retire do forno e deixe arrefecer totalmente antes de degustar.


Simplesmente delicioso!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário