terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Meu Arroz Doce 2ª Versão (Caramelizado)!!!


Num destes dias decidi criar uma receita de arroz doce do início, como a minha Doce Mãe adora decidi fazer-lhe está surpresa!!! Tinha estado a ver um programa de culinária com um dos meus Chefs de eleição Raymond Blanc e vi que este ao invés de polvilhar com canela ele caramelizava com açúcar a superfície do arroz doce o que é tipicamente francês!!! Esta alteração para mim e em conjunto com algumas alterações que fiz no processo de cozedura do arroz e nas quantidades utilizadas tornou esta receita irresistível!!!  a minha sugestão, sirvam das duas maneiras para compararem!!! Aqui fica a receita!!!


Ingredientes:
200gr de Arroz Carolino
2 Canecas de água
1 Pitada de Sal
Raspa de 1 Limão
1 Colher de Chá de canela em pó
1 Paus de canela
200gr Açúcar
750ml Canecas de Leite 
1 Colher de sopa bem cheia de Manteiga
8 Gemas de ovos
Canela e açúcar para decorar



Preparação:


Coloque um tacho ao lume com a água e uma pitada de sal a casca do limão e o pau de canela, quando estiver a levantar fervura junte o arroz, deixe cozer até que o arroz absorva a água praticamente toda, nesse momento junte o leite, a manteiga deixe cozinhar mais uns 5 a 7 minutos, de seguida junte o açúcar e deixe ferver mais 2 minutos e retire do lume para juntar os ovos previamente batidos com um garfo ( truque, depois de batidos coloque uma concha do arroz dentro da taça dos ovos e envolva rapidamente, depois rapidamente junte ao restante arroz e envolva, leve de novo ao lume mais 2 minutos. Está pronto, retire os paus de canela e as cascas de limão e sirva ao gosto ou em travessa ou em taças individuais, como preferir, deixe arrefecer um pouco.
Para decorar use canela em pó ou então e tal como experimentei e me conquistou totalmente, polvilhe a superfície do arroz doce com açúcar e queime como faz no leite creme, um verdadeiro paraíso.


Indescritível, um perdição!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário