quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O meu Bolo de Abóbora, Especiarias, Pêra e Cereja Desidratadas, em Calda de Vinho do Porto e Chá Verde!!!

Este é o Bolo que homenageia o Viagem Medieval a Terras de Santa Maria 2013!!! É um dos meus fascínios anuais, Adoro os aromas, a gastronomia, as cores, a alegria das pessoas a vivência das histórias a emoção de quem nos recebe!!! Adoro tudo e para mim é uma fonte de inspiração de liberdade de pensamento!!! Para quem nunca foi aconselho vivamente a ir no próximo ano!!! Aqui fica a receita!!!   


Ingredientes:
1 Copo de açúcar amarelo
1 Copo de farinha sem fermento
1/2 Copo de farinha integral
1/2 Copo de óleo de girassol
1 Colher de sobremesa de fermento em pó
1 Colher de sopa de Canela em pó
1/2 Colher de sopa de Gengibre em pó
4 Ovos
1 Copo de Abóbora cozida
1 Copo de Pêra desidratada picada grosseiramente
1/2 Copo de Cereja desidratada
2 Saquetas de Chá Verde


Para a Calda:
1 Copo de Vinho do porto branco
1/2 copo de Açúcar amarelo
Casca de 1 limão
1 Paus de canela
1 Saqueta de chá verde


Preparação:
Bata o açúcar com os ovos, de seguida junte o óleo e continue a bater, junte as farinhas, as especiarias e o fermento em pó peneirados, assim como as saquetas de chá verde, a abóbora cozida e as frutas desidatadas, envolva tudo até obter uma mistura homogénea.
Verta o preparado para uma forma untada, forrada com papel vegetal e novamente untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 a 35 minutos ou até o palito sair seco.
Enquanto o bolo está no forno prepare a calda. Coloque todos os ingredientes num tacho e leve ao lume lentamente até dissolver o açúcar, depois assim que levante fervura deixe ferver uns 3 minutos até sentir que espessou um pouco.
Quando o bolo sair do forno desenforme e coloque no prato de servir, com dois palitos pique a superfície do bolo e regue com a calda previamente coada.
Sirva depois de frio.


Perfeição!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves  

Sem comentários:

Enviar um comentário