quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Meu Bolo de Banana e Chocolate com Toffee de Rum!!!

Este é uma daquelas receitas que se vai desenvolvendo aos poucos, até ao dia em que reunimos todos os ingredientes no momento certo. Neste caso foram as bananas, estavam muito maduras e ninguém as comia!!! O resultado foi um bolo delicioso!!!


Ingredientes para o bolo:
250gr de Farinha 
175gr de Açúcar
200gr de Chocolate Preto
250gr de Manteiga sem sal à temperatura ambiente
3 Ovos
3 Bananas Maduras
1 Colher de sobremesa de Gengibre em pó
1 Colher de sobremesa de fermento em pó
50ml de natas

Ingredientes para o Toffee de Rum:
1 Copo de Rum
1 Copo de Açúcar mascavado escuro
150gr de Manteiga
150ml de Natas
2 Bananas maduras


Preparação:
Coloque o chocolate a derreter em banho-maria, com 50gr de manteiga, oas natas e o gengibre em pó.
Coloque a restante manteiga num recipiente, junte o açúcar e bata até obter um  creme esbranquiçado, junte os ovos 1 a 1 e as bananas previamente esmagadas, envolva delicadamente, por fim peneire a farinha com o fermento em pó e envolva até ficar homogéneo. 
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e forre com papel vegetal e volte a untar com manteiga. Verta alternadamente um pouco de massa depois um pouco de chocolate derretido e com um palito misture, volte a repetir o processo mais duas vezes.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º até verificar que está cozido, tenha em atenção que pode ter de cobrir o bolo com papel de alumínio para não queimar.
Enquanto o bolo coze prepare o Toffee. Coloque um tacho ao lume com o rum, o açúcar, a manteiga e as natas, deixe derreter tudo em conjunto mexendo de quando em vez, quando levantar fervura junte as bananas cortadas às rodelas e deixe cozinhar durante uns 2 minutos. Retire do lume e reserve.
Retire o bolo do forno, deixe repousar 5 minutos e desenforme para o prato de servir, por cima disponha o toffee com as rodelas de banana, o restante toffee coloque-o numa molheira para acompanhar o bolo e o que sobrar reserve no frio para acompanhar por exemplo um gelado.


Delícia!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário