segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Minha Tarte de Batata, Couve Bruxelas e Alheira de Caça!!!

Uma Receita deliciosa, criada numa das minhas visitas ao frigorífico e à nossa Horta!!! Simplesmente uma combinação deliciosa!!! Aqui fica a receita!!!


Ingredientes:
5 Batatas grandes
2 Alheiras de caça
300grs de couves bruxelas
400grs de Cogumelos brancos laminados
250grs de Tomate cereja
1 lata de conserva de Tomate aos cubos
1 Copo de vinho branco
18 ovos
1 Cebola grande
3 Dentes de alho
1 Malagueta fresca
Qb de Queijo Parmigiano-Reggiano
Qb pão ralado
Sal
Pimenta-preto
Orégãos secos


Preparação:
Coloque uma panela ao lume com água abundante temperada com sal, Quando levantar fervura junte as couve bruxelas previamente limpas e com dois lenhos em forma de X dados no caule. Deixe cozinhar por 5 minutos. Entretanto prepare um recipiente com água e gelo, reserve. Passados os 5 minutos escorra as couve bruxelas e coloque-as imediatamente no recipiente com água e gelo para parar o processo de cozedura.
Coloque uma frigideira ao lume e cubra o fundo desta com azeite, junte as batatas cortadas ás rodelas finas e deixe-as fritar virando-as com uma espátula de quando em vez e até que  fiquem douradas, retire-as da frigideira e deixe-as repousar.
Aa mesma frigideira coloque acrescente mais um pouco de azeite, junte a cebola, os alhos e a malagueta finamente picados, deixe estalar uns segundos e acrescente os cogumelos laminados, tempere-os com sal e pimenta-preta e deixe-os cozinhar até libertarem toda a água e que esta evapore, nesse momento junte o tomate, o vinho e deixe reduzir 2 minutos, junte a alheira (sem pele) aos pedaços e envolva delicadamente até sentir que todos os ingredientes estão ligados, por fim junte as couves bruxelas e os tomates cortados ao meio, rectifique temperos e deixe cozinhar mais 2 minutos. Reserve.
Unte um pirex rectangular com manteiga, disponha metade do recheio no fundo, cubra com metade das batatas e depois metade dos ovos previamente batidos e temperados com sal e pimenta-preta, coloque por cima o restante recheio, depois as restantes batatas e ovos. Cubra com pão ralado ao gosto, polvilhe com queijo parmigiano-reggiano ralado na hora e um pouco de orégãos secos e regue com um fio de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos, retire e deixe repousar 10 minutos antes de servir.


Delícia!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário