segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Minha Empada de Peixe!!!

Quando nos sobre aquela mágica posta de peixe dos estufados, ou cozidos, podemos sempre adaptar a uma receita nova!!! Mas também podemos fazer o processo todo simplesmente para confeccionar uma tarte mágica!!! Aqui fica a receita!!!


Ingredientes:
2 Bases de massa folhada redondas
1 Posta lombo de Pescada
1 Posta lombo de Solha
1/2 Posta lombo de Bacalhau
1 Lata de atum ao natural
1 Couve-flor
1/2 frasco pequeno de alcaparras
1 Lata de conserva de tomate pelado
250ml de Cerveja
2 Cebolas
3 Dentes de alho
Pimenta-preta
1 Malagueta fresca
1 Colher de sopa de farinha maizena
Sal
Azeite
(opcional)
Queijo parmigiano-reggiano
Sementes de sésamo
1 Ovo


Preparação:
Coloque uma panela ao lume com água abundante temperada com sal, assim que estiver a ferver junte a pescada, a solha e o bacalhau, deixe levantar fervura e ferver por 3 minutos. Retire do lume e da água para arrefecer, assim que estejam frios, elimine a pele e as espinhas, reserve.
Coloque um tacho ao lume com um fio generoso de azeite, junte uma cebola finamente picada e outra cebola cortada às rodelas, junte também os alhos e a malagueta finamente picados, deixe estalar uns segundo, acrescente de seguida o tomate e as alcaparras devidamente escorridas, deixe levantar fervura e acrescente a cerveja e por fim a couve -flor partida em pedaços pequenos, envolva, deixe levantar fervura e rectifique os temperos com um pouco de sal e pimenta-preta moída na hora. Deixe estufar até sentir que a couve-flor começa a ficar macia, nesse momento, junte os peixes desfiados assim como o atum, envolva e deixe estufar mais uns 4 a 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Num tabuleiro largo de ir ao forno coloque uma das bases de massa folhada, polvilhe com a farinha peneirada, por cima e com a ajuda de uma escumadeira  coloque por cima da massa o estufado deixando 1 dedo e meio de espaço para fechar no fim, o intuito é escorrer os líquidos e só no fim regar com um pouco do líquido do estufado, quando todo o recheio estiver disposto, pincele a massa que ficou sem recheio com  o ovo previamente batido e coloque a segunda folha de massa folhada por cima, dobre a massa de forma a fechar a empada, faça um corte no centro da empada para que o vapor possa sair de dentro e pincele com o restante ovo, polvilhe com queijo parmigiano ralado na hora e sementes de sésamo.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante uns 15 minutos ou até sentir que a massa está cozida, quando pronta retire do forno e deixe repousar uns minutos antes de servir.


Deliciosa!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário