terça-feira, 5 de março de 2013

O Meu Folhado de Frango, Espinafres e Cogumelos!!!

Esta é uma das receitas que merece cada segundo do tempo investido na sua preparação. É uma receita leve, que proporciona uma bela refeição assim como se torna numa bela entrada, petisco ou lanche!!! Aqui vos deixo esta maravilha!!!


Ingredientes:
2 bases rectangulares de massa folhada
1 Frango médio
100gr de Espinafres
400gr de Cogumelos variados
200gr de Queijo Mozzarella ralado
1 Cebola
2 dentes de alho
1 Copo generoso de Vinho Branco
Azeite
Sal
Pimenta-preta
3 Limões
1 Gema de ovo
Qb de Sementes de Sésamo


Preparação:
Tempere o interior e exterior do frango com sal e pimenta-preta moída na hora, dentro coloque 1 limão previamente picado com um garfo para que o seu sumo saía mais facilmente. Coloque o frango num tabuleiro e corte os restantes limões em quartos e esprema alguns destes quartos sobre o frango junte os todos ao frango e leve-o ao forno pré-aquecido a 180º para assar. Deve-o virar para que este fique tostado de todos os lados, quando assado retire-o do forno e deixe repousar durante 1 hora nos seus sucos. Quando estiver morno, deverá dezossar o frango e reservar a carne assim como os sucos do limão.
Enquanto o frango está no forno prepare os cogumelos, use 3 tipos diferentes para esta receita, Cogumelos Paris ou brancos, cogumelos Portobello, Cogumelos Pleurothus. Coloque os cogumelos sobre água corrente para retirar as impurezas, corte-os em fatias e reserve.
Coloque uma frigideira grande ao lume com uma quantidade generosa de azeite, junte a cebola e os alhos finamente picados e deixe estalar uns segundos, de seguida junte os cogumelos, tempere com sal e pimenta-preta moída na hora e deixe cozinhar até reduzir a água dos cogumelos, quando estes estiverem practicamente sem água junte o vinho branco e deixe o álcool evaporar, retire do lume e deixe repousar.
Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e por cima coloque 1 das bases da massa folhada, por cima coloque o frango desfiado regue com um pouco do molho do assado, deixando 1 dedo de espaço sem recheio para no final selar. Por cima do frango coloque os espinafres, polvilhe com metade do queijo ralado, por cima coloque os cogumelos e polvilhe com o restante queijo ralado. Por fim regue com o restante molho do assado e com um fio de azeite. Pincele o espaço que deixou livre com a gema do ovo que foi previamente batida, coloque por cima a outra base de massa folhada, una as massas e dobre as pontas, no centro faça um corte em cruz ou fure com o dedo para que os vapores se libertem, pincele com a restante gema e polvilhe com sementes de sésamo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 15 a 20 minutos, até que a massa coza. Retire do forno e deixe repousar uns minutos antes de servir!!!


Uma Degustação inesquecível!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário