quinta-feira, 18 de outubro de 2012

As Minhas Lulas Recheadas com Farinheira!!!

Porque adoro Lulas recheadas e porque podemos diversificar o seu recheio de todas as vezes que as confeccionamos, este é para mim um prato multifacetado e que me surpreende sempre que o crio!!! Deixo-vos mais esta Maravilha!!!



Ingredientes:
10 Lulas grandes inteiras
3 Farinheiras
1 Pimento Vermelho
Qb de Azeitona preta sem caroço
2 Cebola
6 Dentes de Alho
1 Malagueta
Qb de Salsa Picada
1 Limão
1 Lata de conserva de salsa de Tomate
2 Cálice de Whisky
1 Cálice de vinho do Porto
Azeite
Sal
Pimenta-preta



Preparação:
Limpe as lulas e tempere-as com um pouco de sal e sumo de limão, reserve.
Coloque um grelhador ao lume e deixe aquecer, dê um golpe em todo o sentido das farinheiras (para a pele sair e coloque no grelhador, deixe grelhar 1 minuto de cada lado para a pele sair, coloque as farinheiras num recipiente, e desfaça-as com um garfo, reserve.
Coloque um tacho ao lume com um fio generoso de azeite, junte 1 cebola, 3 dentes de alho e 1/2 malagueta finamente picados, deixe estalar um pouco e acrescente os tentáculos das lulas finamente picados, de seguida acrescente o pimento  e as azeitonas tudo picado miudinho, deixe estalar mais uns segundos e acrescente metade do tomate e 1 cálice de whisky, junte a farinheira e envolva de forma a todos os ingredientes ficarem envolvidos e o recheio homogéneo, tempere com um pouco de sal e pimenta preta moída na hora, deixe mais 1 minuto no lume e desligue. Deixe arrefecer um pouco antes de começar a rechear as lulas.
Quando o recheio estiver morno, recheie a lulas 1 a 1 e feche-as com um palito, reserve. Vai sobrar um pouco de recheio, não se preocupe que vai utilizá-lo no estufado.
Coloque outro tacho ao lume com um fio de azeite, junte a outra cebola os restantes alhos e malagueta finamente picados, deixe estalar um pouco, acrescente o tomate picado, 1 cálice de whisky e o vinho do porto, deixe levantar fervura, acrescente o restante recheio e 1 caneca de água, deixe levantar fervura e disponha as lulas 1 a 1, rectifique temperos e deixe cozinhar em lume brando.
Deve ter em atenção de pode necessitar de mais um pouco de água pois o líquido tende a reduzir. O objectivo é obter um molho tipo creme espesso.
Acompanhe com arroz branco ou batatas cozidas.



Perfeito!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves 

1 comentário:

  1. A junção desses dois elementos, lulas e farinheira deve ser bastante saborosa.
    Um prato a experimentar ;-)

    ResponderEliminar