terça-feira, 18 de setembro de 2012

Creme de Leite de Coco e Coalhada de Limão

Uma junção perfeita de dois sabores, limão e coco. Coalhada de Limão ou mais conhecida por Lemon Curd surge no princípio do século XX , é tradicionalmente utilizada no acompanhamento do pão ou scones no típico chá das 5, também é muito utilizada em recheio de bolos e tartes, eu decidi juntá-la a este delicioso creme, o resultado foi pura magia!!! Aqui fica a receita!!!



Ingredientes para a coalhada de Limão:
4 Limões, sumo e raspa
200gr de açúcar
100gr de manteiga sem sal cortada aos cubos
3 Ovos
1 Gema


Para o Creme:
1l de Leite de Coco
2 Colheres de sopa bem cheias de farinha maizena
150gr de Açúcar
Qb de Coco ralado


Preparação:
A Coalhada de limão é preparada em banho-maria, por isso coloque a raspa e o sumo dos limões, o açúcar e a manteiga num tacho e leve a cozinhar em banho-maria em que a água não toque no tacho com os ingredientes e em que a água ferva suavemente. Mexa de quando em vez até a manteiga derreter totalmente. Bata ligeiramente os ovos e a gema e junte ao preparado do limão, envolva até sentir que todos os ingredientes estão devidamente envolvidos, de cozinhar em banho-maria mais 12 a 15 minutos, mexendo de quando em vez até que o creme engrosse e fique mais espesso de forma a cobrir as costas de uma colher.
Se for para reservar fica a dica que num frasco esterilizado aguenta até 1 mês no frio. 
Prepare o creme de leite de coco, coloque o açúcar e a farinha num tacho, envolvas bem, de seguida junte gradualmente o leite de coco envolvendo com uma vara de arames, leve ao lume a engrossar. Assim que verifique que o creme engrossou e espessou junte a coalhada ao leite envolva e deixe levantar fervura. Retire do lume e verta sobre a taça de servir, deixe arrefecer e de seguida leve ao frigorífico para ganhar consistência. sirva frio e polvilhada com coco ralado.



Maravilhoso, refrescante, uma explosão de sabores!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário