segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O meu Bolo de Ruibarbo e Amêndoa!!!

Ruibarbo, uma planta pouco conhecida entre nós, mas a qual começa agora a surgir e a estar mais disponível para compra, nós por cá fazemos sementeiras desta maravilha!!! O ruibarbo originário da Ásia tem sido utilizado durante milhares de anos como planta medicinal (laxante, digestivo, estimulante do fígado, etc), principalmente na medicina chinesa, como alimento este começou a ser utilizado por volta do sec.XIII quando chegou à Grã-Bretanha (sendo que esta continua hoje a ser o maior produtor e consumidor de ruibarbo), importante é mencionar que apenas só o caule pode ser consumido. Deixo-vos esta bela receita!!!



Ingredientes:
2 1/2 Copo de farinha
1 Copo de açúcar amarelo
1/2 Copo de amêndoa moída
1 Colher de chá de fermento
1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
1 Colher de chá de sal
1 Colher de sopa de canela em pó 
Raspa de 1 Limão
4 Ovos
1 Copo de leite
1 Colher de sopa de vinagre
1 Colher de chá de Baunilha

Para o caramelo de ruibarbo:
3 Talos de ruibardo cortados aos pedaços
100gr de Açúcar amarelo
50gr de Manteiga



Preparação:
Unte uma forma redonda com manteiga, forre o fundo com papel vegetal e volte a untar, espalhe o açúcar amarelo a manteiga em pequenas nozes e espalhe por cima o ruibarbo, reserve.
Junte o leite e o vinagre numa taça e deixe repousar 5 minutos.
Junte os ingredientes secos (os 7 primeiros) numa taça e envolva, na taça do leite junte os restantes ingredientes líquidos, envolva-os bem e acrescente-os aos ingredientes secos, envolva bem e verta por cima do ruibarbo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 a 30 minutos, ou até o palito sair seco. Desenforme de imediato e deixe repousar antes de servir!!!



O contraste do caramelo, com a acidez do ruibarbo é simplesmente delicioso!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário