quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Minha Entremeada de Porco no Forno na companhia de umas belas Batatas!!!

Esta é uma Receita que trás recordações antigas ao nosso Paladar!!!  Sempre que me recordo da minha infância lembro-me dos tempos em que tínhamos criação de Porcos, do nascimento dos leitões de tudo o que era bom, principalmente a pureza de sentimentos e a partilha do que se tinha!!! Os tempos mudaram, e o investimento deixou de justificar mas não o sentimento de partilha, esse mantém-se intacto!!! É esse espírito que eu transmito neste Blog, a importância de valorizar as mais pequenas coisas, das partilhas de conhecimento, da aprendizagem que as partilhas nos dão!!! Esta Receita traz-me a infância ao meu Paladar, hoje deixo-vos esta maravilhosa receita de Família!!!



Ingredientes:
1,5kg de Entremeada de porco com osso (a parte mais alta, com courato e alguma gordura)
1 Kg de Baratas 
Qb Alecrim/rosmaninho
10 Dentes de alho
Sal grosso
Azeite
Pimenta-Preta
1 Tangerina


Preparação:
Com um x-acto, corte o courato da entremeada na diagonal e repita o processo no sentido oposto, tempere com bastante sal grosso, pimenta-preta, 4 dentes de alho e alecrim finamente picados, regue com um fio de azeite e massaje a carne para que os sabores do tempero se entranhem nos cortes, coloque a carne com o courato virado para baixo dentro de um tabuleiro de ir ao forno, tempere a parte oposta da carne com mais sal grosso e com 4 dentes de alho e alecrim  picados finamente, volte a regar com um fio de azeite e massaje. Leve ao forno pré-aquecido a 250º durante 30 minutos, findo este tempo retire a carne do forno e vire com o courato para cima, leve de novo ao forno por mais 45 a 50 minutos dependendo da grossura da carne poderá estar pronta antes deste tempo, ´courato deve estar bem assado e crocante. Quando pronta retire do forno e deixe repousar uns 5 minutos, para cortas a carne é mais fácil pelo lado do osso, corte-a em tiras e acompanhe com as batatas assadas e se pretender algo fresco opte por uma salada de pepino e tomate.


Descasque as batatas e leve-as a cozer em água abundante e temperada com sal durante uns 10 minutos. Findo este tempo coloque-as num tabuleiro. Pique 2 dentes de alho e alecrim finamente, junte raspa de 1 tangerina e espalhe por cima das batatas, regue com um fio generoso de azeite e coloque uns 4 colheres de sopa de manteiga, envolva bem as batatas no tempero e leve ao forno durante uns 30minutos, findo este tempo retire do forno vire as batatas e pise-as de forma a estas ficarem espalmadas, volte a levar ao forno mais uns 10 minutos. 



Um Assado Perfeito!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário