quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Massa com Bacalhau à moda da minha Avó Evangelina

Pela altura da colheita de Tomates, a minha Doce Avó fazia deliciosos estufados, este era um deles lembro-me bem de como eram bons e foi reviver esta emoção adora na sua receita feita pelas minhas mãos!!!  Deixo-vos esta delícia que a mim me trás recordações muito felizes da minha infância!!!



Ingredientes:
4 Postas de Lombo de bacalhau
500gr de Massa Meada
2 Latas de tomate, uma de pelado e outra de calda (ainda não temos tomates maduros na quinta por isso a melhor opção é usar de conserva)
2 Cebolas grandes
5 Dentes de Alho
2 Folhas de Louro
1 Ramo de salsa
1 Malagueta fresca
1 Copo de vinho branco
Azeite
Sal



Preparação:
Retire a pele e as espinhas ao Bacalhau e coloque a pele e espinhas uma panela com água abundante, leve a ferver uns minutos, assim vai obter um caldo de bacalhau para juntar à receita.
Coloque um tacho ao lume com um fio generoso de azeite, junte 1 cebola picada e a outra às rodelas, acrescente o alho e a malagueta finamente picados e  deixe estalar uns segundos, junte o louro, o bacalhau e deixe refogar 1 minuto. Adicione o tomate, o vinho branco e metade do ramo de salsa picada e uma caneca do caldo de bacalhau (previamente escorrido), deixe refogar mais uns minutos até reduzir um pouco os líquidos. Acrescente agora mais 3 canecas do caldo e a massa, deixe levantar fervura para rectificar temperos, se necessário pode acrescentar mais caldo, mexa de quando em vez para que a massa se desenrole e deixe cozinhar até que sinta que a massa está cozida al dente. Polvilhe com salsa picada e sirva. Opcional acrescente umas azeitonas!!!



Um Manjar!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

1 comentário:

  1. Eu ADORO massa com bacalhau. Talvez porque a minha avó também a fazia com frequência... Excelente receita!
    Beijinhos
    Lita

    ResponderEliminar