quinta-feira, 17 de maio de 2012

O meu Folhado em Camadas

Entre invenções e compras surgiu mais esta divina iguaria!!! Deliciosamente combinada em entre camadas de massa filo (para mim é a massa paraíso de tão perfeita e delicada que é), com queijos diversos, bacon e fiambre e claro espinafres para complementar o festim de sabores e cores. Deixo-vos mais esta receita!!!



Ingredientes:
10 Folhas de Massa Filo
200gr de bacon aos cubos
200gr de Fiambre aos cubos
Qb de Azeitonas pretas descaroçadas
200gr de queijo mozzarella ralado
3 de Queijo mozzarella fresco ( nesta receita usei de bufala, mas pode usar a normal) 
1 Frasco de Queijo Feta aos cubos
200gr de Espinafres
2 Malaguetas frescas
3 Dentes de alho
Qb de Queijo Parmigiano-reggiano
Azeite
Sal 
Pimenta Preta
Basílico ou Manjericão Fresco
Mistura de ervas secas italianas da Margão



Preparação:
Leve um Wok ao lume acrescente um fio de azeite generoso e de seguida os alhos e as malagueta picados, deixe estalar um pouco e junte os espinafres, tempere com um pouco de sal e reduza o lume, deixe os espinafres reduzirem. Retire do lume e coloque-os num escorredor para perderem os líquidos.
Leve o mesmo wok ao lume e deixe aquecer uns segundos, junte o bacon deixe estalar 1 minuto mexendo energicamente com uma espátula de madeira, acrescente de seguida o fiambre e as azeitonas grosseiramente picadas e deixe estalar mais uns 2 a 3 minutos. Retire do lume e reserve.
Prepare uma taça com uma quantidade generosa de azeite e junte 1 colher de sopa de ervas italianas envolva bem o azeite com estas.


Unte um pirex com manteiga e forre com uma folha de massa filo, pincele com o azeite e coloque mais uma folha de massa, volte a pincelar com o azeite e espalhe os espinafres, por cima destes coloque o cubos de queijo Feta, cubra com outra folha de massa filo, volte a pincelar com azeite coloque mais uma folha, volte a pincelar com o azeite e disponha nesta camada o bacon e fiambre por cima espalhe o queijo Mozzarella ralado, cubra com a massa filo pincele com o azeite, volte a colocar mais uma folha de massa e a pincelar com azeite, nesta última canada coloque os queijos mozzarella em lascas e por cima o Basílico fresco, uma pitada de sal, outra de Pimenta-preta moída na hora e um leve fio de azeite. Cubra por fim com mais uma folha de massa, pincele com azeite, coloque outra folha, volte a pincelar com azeite e por fim utilize as restantes folhas na decoração, pincelando-as também com azeite. Polvilhe com queijo parmigiano-reggiano ralado na hora e folhas de basílico.
Leve ao forno a 250º, nos primeiros 30 minutos coberto com papel alumínio e depois retire o papel reduza a temperatura para os 180º e deixe alourar mais uns 5 minutos. Deixe repousar uns minutos antes de servir.  



Um Paraíso!!! Uma Iguaria digna dos Deuses!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário