quinta-feira, 15 de março de 2012

Os meus Profiteroles

Sim, eu sei fazem-se da mesma maneira, mas eu decidi fazer uma pequena adaptação ás receitas que fui testando e delas surgiu a minha versão desta maravilhosa Guloseima!!! Deixo-vos a minha Receita!!!


Ingredientes para os Profiteroles:
2,5dl de Água
80gr de manteiga
Raspa fina de 1 limão
1 Colher de sopa de essência de baunilha
180gr de Farinha
4 Ovos

Ingredientes para o Creme de Pasteleiro:
2 Ovos
4 Gemas de ovos
500ml de Leite meio gordo
80gr de Farinha
Raspa de 2 limões
1 Colher de sobremesa de essência de Baunilha


Ingredientes para o creme de Chocolate:
200gr de Chocolate negro
4 Colheres de Crème Fraîche
1 Colher de Mel


Preparação:
Comece por preparar a massa dos profiteroles, coloque um tacho ao lume com a água, a manteiga, a raspa do limão e a baunilha, deixe ferver meio minuto, junte a farinha de uma vez só e mexa energicamente com a colher de pau leve de novo ao lume e mexa até que forme uma bola que se solte do tacho. Deixe arrefecer algum tempo, depois deve acrescentar os ovos um de cada vez e só deve acrescentar o segundo quando o primeiro estiver completamente envolvido na massa (eu amasso com as mãos) e assim sucessivamente. 
Coloque a massa dentro de um saco pasteleiro com bico largo e forme montinhos do tamanho de nozes, leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 10 minutos, reduza a temperatura para 120º e deixe mais 10 minutos, tenha cuidado para não os deixar queimar. Quando prontos retire-os do forno e deixe-os arrefecer sobre uma rede.


Prepare a creme de pasteleiro:
Leve 400ml de leite a ferver com a raspa de limão e a baunilha, à parte junte a farinha e envolva delicadamente com os ovos o restante leite, bata com uma varas até verificar que não tem grumos. Quando o leite estiver a ferver junte os preparado e mexa com a varas de forma a envolver rapidamente todos os ingredientes, deixe o creme engrossar, retire do lume e cubra a superfície do creme com película aderente.


Prepare o creme de chocolate:
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve a derreter em banho-maria, envolvendo delicadamente todos os ingredientes até obter um creme homogéneo.

Montagem dos Profiteroles:
Coloque o creme de pasteleiro num saco de pasteleiro com bico fino, fure delicadamente os profiterole e encha com o creme, repita o processo até que todos os profiteroles estejam recheados, disponha a 1ª camada num prato e com outro saco de pasteleiro com bico fino e cheio com o creme de chocolate disponha sobre os profiteroles, coloque mais uma camada e cubar com o creme, repita o processo até terminarem os profiteroles.


São Irresistíveis, completamente irresistíveis!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves 

Sem comentários:

Enviar um comentário