sábado, 31 de março de 2012

O meu Bacalhau no Forno Escondido

Existem 1001 maneiras de cozinhar bacalhau e sempre que penso neste, acredito que surja mais uma maneira em qualquer parte de mundo de o fazer. É um peixe multifacetado, do qual se pode preparar e degustar quase tudo!!! Por isso deixo-vos mais esta bela iguaria!!!


Ingredientes:
4 Postas de Bacalhau do Lombo
1 Cebola grade
4 Dentes de Alho   
1 Courgette grande
2 Cenouras grandes
1/2 Molhada de espigos
1Kg de Batata
Calda de tomate
4 Colheres de sopa de Natas
Noz-moscada
Pimenta preta
Pão-ralado
Queijo Parmigiano-reggiano
Azeite 


Preparação:
Retire a pele e as espinhas ao bacalhau, reserve.
Numa frigideira coloque uma quantidade generosa de azeite, junte a cebola cortada finamente em meias luas, os alhos finamente picados e deixe estalar um pouco. Acrescente o bacalhau grosseiramente desfiado e deixe cozinhar 1 minuto, junte as natas e mais 5 colheres de sopa de calda de tomate, tempere com pimenta-preta e noz-moscada moída na hora, envolva e deixe cozinhar 3 minutos, retire do lume e reserve.
Lave muito bem as cenouras e a courgette, e corte-as às rodelas no ralador largo de rodelas finas, descasque as batatas e corte-as em rodelas mais finas do que para caldeirada. 
Montagem.
Num tabuleiro de ir ao forno espalhe um pouco de calda de tomate, disponha uma camada de batata, sobre a batata coloque metade da cenoura e da courgette, depois o bacalhau, sobre o bacalhau coloque os espigos e a restante cenoura e courgette, por fim disponha a restante batata. Tempere com um pouco de sal e pimenta-preta espalhe 6 a 7 colheres de calda de tomate, polvilhe com pão ralado e por fim um pouco de queijo parmigiano ralada na hora, leve ao forno pré-aquecido a 250º durante 45 minutos, o tempo dos legumes cozinharem.
Deixe repousar 5 minutos antes de servir.


Uma degustação Divina!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário