segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Rancho à Moda do Patriarca

Existem variadas formas de confeccionar esta receita que é típica das regiões de Trás-os-Montes e Alto-Douro. Esta é a versão do Patriarca da Cozinha dos Neves. A dosagem nesta receita é complexa e aviso que por muito que seja feita é sempre a mais, por isso com toda a certeza vai sobrar ou então convidem aqueles amigos que já lá não vão a casa à muito tempo. 
É simplesmente delicioso, deixo-vos a nossa receita.


Ingredientes:
500gr de Carne de porco (entrecosto, lombo e barriga)
1 Chispe de porco (partido como se fosse para feijoada)
1 Orelha de porco (inteira)
300gr de Carne de vitela (gosto de usar chambão)
1/2 Frango 
200gr de Toucinho Fumado
200gr de Presunto
1 Chouriça
3 Cenouras
400gr de Massa (penne)
400gr de Grão
2 Cebolas
3 Dentes de Alho
1 Malagueta Fresca
2 Copos de vinho Branco
1 Colher de sopa de pimentão-doce
2 Folhas de louro
1 Ramo de salsa
Azeite
Sal


Preparação:
É sempre complexo dar quantidades para esta receita pois com o leva muita carne vai ser sempre demasiado por isso faça a sua análise se necessita de mais ou menos quantidades, mas não exclua ingredientes, pois todos juntos fazem a diferença.
Coloque uma panela ao lume com água abundante temperada com bastante sal, deixe levantar fervura e coloque o grão de bico a cozer, mas não totalmente, assim que esteja quase cozido coe-o da água e reserve, na mesma água proceda agora à cozedura das carnes e comece por colocar as carnes que demoram mais a cozer, vaca, porco, chispe, orelha, presunto, chouriça, toucinho e frango, senão der para colocar todas faça em fases. O intuito de deixar as carnes numa meia cozedura, assim que verificar que então meias cozidas, escorra-as da água e reserve. Deixe a água ferver novamente e coloque a massa, esta só vai cozer metade do tempo por isso se o tempo de cozedura for 10 minutos só vai cozer 5. Retire da água assim que o tempo passar e reserve tanto a massa como a água que é agora um riquíssimo caldo.
Prepare as carne cortando-as agora em pedaços pequenos, como se de uma feijoada se tratasse e reserve.
Coloque um tacho ao lume com uma quantidade generosa de azeite, junte as cebolas, os alhos e a malagueta finamente picados, deixe estalar um pouco e acrescente o pimentão doce, a cenoura e salsa finamente cortadas e o louro, envolva e junte o vinho branco. Deixe levantar fervura, junte 3 a 4 conchas de caldo ao leve refogado, acrescentando o grão de bico e deixe cozinhar lentamente uns 8 minutos, junte todas as carnes e deixe cozinhar lentamente mais uns 10 minutos, junte mais caldo sempre que verificar que os líquidos estão a reduzir, o intuito o rancho ficar bem "malandro". Por fim Acrescente a massa e envolva todos os ingredientes, junte o restante caldo tape com o testo e deixe ferver, desligue o lume e deixe repousar uns minutos antes de servir. 


Que Maravilha, com um bom vinho tinto e boa companhia é uma partilha perfeita!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário