sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bacalhau no Forno à minha Moda

Esta é uma receita de certo modo elaborada, mas para um almoço demorado de Domingo é a partilha perfeita. Surgiu da junção de uma série de ideias que se transformaram num resultado maravilhoso. Vale a pena todo o processo de elaboração, pois esta vai resultar numa degustação Divina!!! Deixo-vos a minha receita.


Ingredientes:
4 Postas de lombos de bacalhau
1kg de Batatas
4 Tomates maduros
4 Cebolas grandes
6 Dentes de alho
250gr de Bacon
1/2 Broa
1 Couve-flor
2 Malaguetas frescas 
1 Ramo de salsa
QB Tomilho fresco
1 Noz-Moscada
1 Copo de vinho branco
QB de Leite
QB de Manteiga
QB de Pimenta preta
QB de Azeitonas
Sal
Azeite


Preparação:
Coloque uma panela a lume com água abundante temperada com sal, junte as batatas descascadas cortadas ás rodelas finas para cozerem mais rápido. Assim que estejam cozidas, passe-as pelo passe-vite e transforme as batatas em puré. Num tacho coloque mais ou menos 100gr de manteiga, junte a batata e leite aos pouco até que a textura se torne fofa e cremosa,  raspe 1/2 noz-moscada fresca e leve ao lume a cozinhar uns 2 minutos. Reserve.
Prepare a Broa, retirando a côdea (reserve esta) e esfarelando o miolo, a este junte dois alhos, uma malagueta e 1/4 de salsa finamente picados, envolva, acrescente o bacon finamente ladrilhado, tempere com um pouco de pimenta preta moída na hora, tomilho fresco e azeite, envolva todos os ingredientes, o intuito é que este preparado fique húmido. Reserve.
Num tabuleiro de ir ao forno coloque 4 alhos e 1 malagueta finamente picados, junte a cebola cortada à rodelas, assim como to tomate, também cortados ás rodelas, acrescente a couve-flor apenas os talos, disponha a salsa inteira assim como o tomilho fresco e as côdeas da broa, tempere com sal, pimenta preta e a restante noz-moscada, regue com uma quantidade generosa de azeite e com o vinho branca, coloque as postas de bacalhau ao seu gosto deixando espaço entre elas. Por cima das postas de bacalhau, disponha o preparado da broa e pressione. Num saco de pasteleiro coloque o puré e espalhe em toda a volta do bacalhau, preencha todos os espaços. Faça umas flores em volta do bacalhau e decore com azeitonas. Leve ao forno pré-aquecido a 250º durante 1h15m. Retire do forno e deixe repousar 5 minutos antes de servir.


A perfeição de um Bacalhau  ao forno!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário