segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

As minhas Feijocas com Farinheira e Costela cozida

A imaginação surge muitas vezes numa simples ida ao supermercado, em que actos de inspiração preenchem a nossa mente e num lapso temos uma ideia nova. Esta receita foi assim, nas compras de fim-de-semana, nas questões sobre o que confeccionar para o jantar, surge uma nova e perfeita sugestão culinária. Obrigada pelos momentos de inspiração... Aqui vos deixo mais uma receita.



 Ingredientes:
2 Frascos de Conserva de Feijocas
2 Farinheiras de Arganil
800gr de Costela de porco
100gr de Bacon
1 Lata de tomate em polpa
1 Copo generoso de vinho branco
1 Cebola grande
3 Dentes de Alho
1 Ramo de salsa
1 Malagueta Fresca
1/2 Colher de sopa de pimentão-doce
Azeite
Sal 


Preparação:
Salpique a carne 1h antes de levas a cozer.
Coloque uma panela ao lume com água abundante temperada com sal, quando levantar fervura junte a carne sacudida do sal e por cima delicadamente disponha as farinheiras. Deixe cozer lentamente e de quando em vez vire-as delicadamente pelo fio.
Coloque um tacho ao lume com azeite, junte a cebola, os alhos e a malagueta finamente picados, deixe estalar 1 minuto e acrescente o bacon também finamente picado, deixe estalar mais um pouco e junte o tomate, o pimentão-doce e o vinho branco, deixe levantar fervura. Assim que esteja a ferver junte as feijocas e deixe cozinhar em lume muito lento, mexendo de quando em vez. Quando sentir que os líquidos reduziram retire do lume e deixe repousar. As Farinheiras devem ser retiradas da cozedura na água 10 a 15 minutos depois de estarem a cozer, evite que estas rebentem. Quando este tempo passar junte-as às feijocas e tape. Deixe a carne cozer, esta deve ficar bem cozida, mais ou menos entre 30 a 40 minutos. 
Quando a carne estiver quase pronta retire 2 conchas da água da sua cozedura e junte ás feijocas. Levando-as  novamente ao lume para que os sabores se envolvam, aqui já pode ficar mais tranquilo pois se as farinheiras rebentarem não tem mal. Retire do lume quando ferver por 2 a 3 minutos. Prepare a costela para servir e deguste estas maravilhas com um bom vinho tinto.


Um combinação perfeita de sabores, aromas e cores!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves 

Sem comentários:

Enviar um comentário