domingo, 15 de janeiro de 2012

O meu Robalo ao Forno em Espumante Bruto

Uma receita simplesmente Magnífica!!! Devo confessar que por vezes até a mim me surpreendo, são criações mágicas e que conduzem quem as degusta por um delicioso mar de emoções. Deixo-vos a minha receita.

Ingredientes para o Robalo ao Forno:
1 Robalo do Mar com 1,5kg a 2kg
1/2 Garrafa de Espumante Bruto
500gr. de Batatas novas pequenas
1 Couve-Flor
1 Alho francês
3 Talos de aipo com folhas
4 Tomates Maduros
1 Cenoura grande
1 Cebola grande
3 Dentes de alho
2 Folhas de louro
Tomilho fresco
1 Ramo de salsa
1 Malagueta fresca
1/2 Frasco de calda tomate
Pimentão-doce 
Sal
Pimenta preta
Azeite


Ingredientes para o acompanhamento:
1 Molhada de Grelos
1/2 Malagueta Fresca
2 Dentes de Alho
Sal
Azeite

Preparação do Robalo ao Formo:
Prepare todos os legumes, cortando-os às rodelas finas o aipo, o alho francês, a cenoura e a cebola, a couve flor corte os talos e aproveite as folhas se tiver, corte os tomates em quartos pequenos e dê um golpe em todas as batatas. 
Espalhe todos os legumes num tabuleiro de ir ao forno por cima espalhe o tomate, o tomilho ripado, a malagueta e o alho finamente picados, o louro, um pouco de pimentão-doce e pimenta preta moída na hora, salpique com um pouco de sal e uma quantidade generosa de azeite, no centro deposite o ramo de salsa e por cima da salsa coloque o robalo (deve ir inteiro, parta apenas e sempre na diagonal se não tiver um tabuleiro adequado, que foi o caso) no qual deu alguns golpes diagonais, salpique com um pouco de sal, pimenta preta moída na hora, vire-o e repita o processo, regue com um fio de azeite, por fim regue com o espumante, cubra o tabuleiro com papel alumínio (este é um dos segredos, pois o Peixe vai cozinhar no vapor o que o torna extremamente suculento) e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 40 minutos, durante este tempo deve regá-lo com o molhe que vai criar e deve sempre voltar a cobrir com  o papel de alumínio. Quando verificar que as batatas estão cozidas, retire o papel de alumínio e deixe-o alourar uns 10 minutos. Retire do forno e deixe repousar uns 5 minutos antes de servir, é o tempo que necessita para terminar a confecção dos grelos.


Preparação dos Grelos:
Coza os Grelos em água fervente temperada com sal, retire-os e escorra-os. Enquanto o peixe repousa coloque uma frigideira ao lume com o azeite, o alho e a malagueta, quando estiver a estalar junte os grelos, envolva tudo muito bem e deixe cozinhar 2 minutos.


Sirva este Manjar e Deguste esta Maravilha!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário