terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O meu Pudim Francês

Esta receita foi-me facultada por uma pessoa muito especial e pela qual tenho um imenso carinho e admiração, a esta o meu Obrigado pelas partilhas e ensinamentos. Deixo-vos a versão que me foi ensinada desta receita que mais uma vez tem diversas variações. As fotos são de um pudim em que apenas fiz meia dose, isto é, fiz meia dose da versão que vos deixo.


Ingredientes:
12 Ovos + 1 Clara
200gr Açúcar
1 e 1/2 Caneca de leite
1 Cálice generoso de Vinho do Porto (pode ser tanto tinto como branco)
1 Colher de chá de farinha maizena 
Caramelo líquido de compra ou caseiro

 

Receita do caramelo Caseiro:
1,5dl de água
250gr de açúcar fino
Leve 1/2 dl de água ao lume com o açúcar até atingir o ponto caramelo (quando ficar com uma cor alourada e um aroma caramelizado). Adicione a restante água previamente aquecida, mexa e deixe ferver novamente. Utilize de imediato untando a forma do Pudim.


Preparação:
Unte a forma de Pudim de 12 ovos de tampa com caramelo e reserve. Coloque o leite ao lume para ferver.
Coloque os ovos numa taça, junte o açúcar e mexa com a vara de arames, junte o vinho do porto e a farinha peneirada, e mexa todos os ingredientes, por fim acrescente o leite envolva e verta para a forma untada com o caramelo. Leve ao lume a cozer em banho-maria durante 1h30m. Tenha o cuidado de selar bem o pudim, se necessário coloque um objecto pesado e que aguente temperaturas elevadas sobre a tampa. Quando o tempo terminar retire do banho-maria e deixe arrefecer totalmente antes de desenformar.


Este Pudim é uma verdadeira delícia!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário