quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Frango Assado no Forno com Batata Doce e Nabo

Mais um surpreendente e divino assado vos proponho hoje, a criatividade na cozinha depende de nós e esta receita trás à memória os assados de antigamente e preenche os nossos sentidos com mil e um aromas e um festim de sabores. Apesar de a lista de ingredientes (se conseguir opte por ingredientes caseiros, faz toda a diferença na receita) ser extensa, garanto que a preparação é muito rápida. Deixo-vos a minha receita, a qual foi por mim sonhada e concretizada para o almoço de ontem!!! Estava soberbo e deliciosamente perfeito!!!


Ingredientes:
1 Frango Caseiro ou do Campo
1 Copo de Vinho Branco
2 Copos de Rum
4 Batatas-doces médias
4 Nabos médios
3 Cenouras grandes ou 6 pequenas
1 Couve-Flor grande
1 Alho francês
3 Talos de Aipo com folhas
5 Tomates Maduros ou 1 lata de Tomate Pelado (eu usei tomate pelado)
2 Cebolas
6 Dentes de alho
1 Malagueta Fresca
2 Limões
1 Ramo de salsa
Tomilho
Alecrim
Sal
Pimenta Preta
1 Colher de Sopa de Pimentão-doce
Azeite


Preparação:

Prepare todos os legumes, corte as batatas e os nabos e quadrados grossos e as cenouras em rodelas um pouco mais largas, prepare o alho francês e o aipo cortando-o também um pouco mais grosseiramente, corte as cebolas e os tomates em quartos pequenos (se usar tomate pelado, esmague ligeiramente o mesmo), esmague os alhos e pique-os grosseiramente, separe toda a couve flor de forma a retirar todos os caules. Coloque todos os legumes num tabuleiro ir ao forno fundo.
Retira a maior gordura do frango e parta-o ao meio, faça-lhe uns golpes e tempero com sal e pimenta preta moída na hora.
Por cima dos legumes coloque a raspa dos limões e espalhe as ervas aromáticas, separe o tomilho e alecrim e espalhe por cima dos legumes, tempere com sal e pimenta preta moída na hora e envolva todos os aromas, espalhe também a salsa, disponha por cima o frango, regue com uma quantidade generosa de azeite, com o vinho branco, o rum e por fim o sumo dos limões. Espalhe por fim e por cima dos legumes o pimentão-doce, cubra o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 250º durante 1h30m, verifique durante este tempo a assado, dando voltas aos legumes e cobrindo novamente. No final deste período destape o assado e deixe-o mais 30 minutos no forno deforma a que o frango e os legumes tostem. Retire do forno e deixe repousar 5 minutos antes de servir. Se pretender pode acompanhar este assado com arroz branco.


É uma viagem mágica pelo mundo dos sabores e dos aromas!!! Um Paraíso!!!

Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário