terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O meu doce de Frutos Silvestres

Todos os anos na altura da colheita de frutos silvestres eu compro quantidade que me permita ter para um grande período de tempo, coloco-os em sacas de congelamento, retiro-lhes o ar e congelo-os, o que me permite ter os frutos no melhor da sua produção. No caso das amoras silvestres, tiro dois dias por ano e vou à sua procura o que também é uma aventura da qual guardo sempre memórias felizes. Cá na Quinta temos 1 framboeseiro, 1 amoreira e 6 mirtileiros, mas a sua produção é ainda muito baixa, pois são ainda plantas bebés, o fantástico ver o seu desenvolvimento e eu estou curiosa para ver a produção neste próximo ano. Esta é uma receita simples de elaborar e deliciosa de degustar.


Ingredientes:
500grs de frutos silvestres variados (use congelados)
1 Pacote de Bolachas Digestivas 
3 Pacotes de Crème Fraîche
3 Iogurtes Gregos naturais
2 Paus de Canela
Raspa de 1 limão
150 grs de Açúcar
1/2 Copo de Brandy
1/2 Copo de Licor de Cassis
1 Colher de essência de Baunilha 


Preparação:
Coloque um tacho ao lume com o brandy, o licor de cassis, os frutos, a canela, a raspa de limão e 50grs de açúcar, envolva os ingredientes delicadamente e deixe levantar fervura sem para de mexer, assim que levante fervura deixe ferver até reduzir e espessar os líquidos, o que deverá acontecer em 7 minutos, desligue o lume e deixe arrefecer o líquido totalmente, reserve.
Coloque as bolachas dentro de um saco, comece por meio pacote de bolachas, depois se precisar de mais volta a repetir o processo e com a ajuda de um rolo da massa dando pequenas pancadas parta-as e depois esmague-as passando várias vezes com o rolo da massa, reserve.
Coloque o crème fraîche numa taça, junte a baunilha e o restante açúcar e bata energicamente com a batedeira até engrossar a sua textura, acrescente os iogurtes gregos e envolva delicadamente.
Numa taça de servir faça a montagem da sobremesa, coloque um pouco de bolacha no fundo da taça. por coma coloque um pouco do preparado de frutos silvestres e por cima um pouco de creme, repita o processo, deverá dar para três camadas, deve reservar um pouco de bolachas e de preparado de frutos para a decoração, leve ao frio para refrescar. Retire dois minutos antes de servir.


Uma delícia esta sobremesa, delicada, elegante, verdadeiramente requintada!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário