sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A minha Salada de Ovas

Um petisco maravilhoso, considero-me uma grande apreciadora desta iguaria. Quando vivi em Vilamoura deslocava-me todos os sábados ao Mercado de Olhão, um local maravilhoso, que neste dia acolhe todos os pequenos agricultores da região numa bela e mágica praça repleta de aromas mediterrânicos, por momentos sentimo-nos num belo mercado Siciliano. Peixe, Hortaliças, marisco, frutas, carnes, queijos, enchidos é um festim de sabores e aromas, um Paraíso com a maravilhosa paisagem da Ria Formosa. Confesso que tenho algumas saudades. Aqui adquiria ovas frescas de Pescada e fazia verdadeiros petiscos, por cá estranhamente não é tão fácil encontrar esta iguaria, por isso utilizo Ovas de Bacalhau Congeladas. Aqui vos deixo esta receita maravilhosa.


Ingredientes:
500grs. de Ovas de Peixe (usei ovas de Bacalhau congeladas)
1 Cebola roxa (doce) 
3 Dentes de alho
1 Malagueta fresca
1/2 Pimento verde
1/2 Pimento vermelho
2 Tomates maduros
1 Ramo de Salsa
Azeite
Vinagre de Espumante
Sal
Pimenta preta

Preparação:
Coloque uma panela ao lume com água temperada com sal e deixe ferver, junte as ovas e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, retire do lume e retire uma ova dê um golpe e verifique se está cozida se ser, escoe a água e deixe as ovas arrefecerem.
Pique a cebola (senão tiver cebola roxa siga esta dica, corte uma cebola ás rodelas e coloque-a em água a ferver durante +-30 segundos, retire e passe por água fria, pique-a posteriormente, assim retira a acidez da cebola) e o alho finamente coloque numa taça, acrescente a malagueta picada, os pimentos cortados ao gosto, os tomates (retire as sementes) cortados em cubos e a salsa finamente picada, envolva tudo, corte as ovas no formato que preferir e envolva, tempere com um pouco de sal fino, pimenta preta moída na hora e regue com azeite abundante e um pouco (ao gosto) de vinagre de espumante. Envolva bem e sirva acompanhado por um belo vinho.


Que Iguaria Mágica!!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário