segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bolo de Muesli e Maçã em calda de Rum e Vinho do Porto

Este é um bolo especial para mim, uma receita maravilhosa que se tornou no bolo de aniversário dos 17 anos do meu Sobrinho. É um Bolo elaborado nos seus sabores, requintado no seu corte e delicado na sua degustação. Uma Boa receita de inverno que pode acompanhar esta Quadra de Natal. Deixo-vos a minha receita.


Ingredientes:
2 Canecas de Farinha
1 Caneca de açúcar amarelo
1 Caneca de Leite
1/2 Caneca de óleo de Girassol ou Amendoim
2 e 1/2 Canecas de Muesli
1 Caneca de Pepitas de chocolate branco 
1 Copo de Vinho do Porto
2 Colheres de sopa de Canela
2 Maçãs cortadas aos cubos pequenos
1 Colher de sobremesa de fermento em pó 
3 Ovos


Preparação:
Junte os ingredientes secos (farinha, açúcar, muesli, pepitas de chocolate, canela, fermento em pó) numa taça e os líquidos (leite, óleo, ovos, vinho do Porto, maçã) noutra, junte delicadamente os líquidos aos secos e envolva muito bem com umas varas.
Unte uma forma a seu gosto, eu usei uma forma quadrada e polvilhe com farinha, verta o preparado para o seu interior e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 30 minutos, deve verificar com um palito se está cozido, pode ter de o cobrir durante uma parte da cozedura com papel de alumínio se verificar que está a ficar dourado e que pode queimar eu cobri durante 10 minutos, é um bolo que pode demorar um pouco mais a cozer por isso a necessidade de verificar se está cozido.
Enquanto o bolo está no forno prepare a calda, vai necessitar de 1 Copo de Rum, 1 Copo de Vinho do Porto, 1 Copo de água, 100grs de Açúcar, 3 paus de canela e raspa de 1 Limão. Leves estes ingredientes ao lume até levantar fervura, nesse momento deixe ferver durante uns 10 minutos ou até engrossar um pouco, o que depende da intensidade do lume, eu gosto de fazer as caldas em lume médio.
Retire o Bolo do forno e desenforme ainda quente, pique-o e regue o bolo com a calda, use os paus de canela para decoração.


Um Bolo Perfeito a marcar uma bela data!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário