quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Punheta de Bacalhau

Esta é uma receita tradicional de Bacalhau, cá em casa faz parte da carta de petiscos. Mas a origem da receita Punheta de Bacalhau remonta aos tempos Medievais, nesta época os viajantes não tinham muitos recursos alimentares, sendo o peixe seco e um ou outro ingrediente esporádico a sua base de alimentação. Surge assim esta receita em que o bacalhau é desfiado sob água fresca e depois combinado, azeite, cebola e alho, sendo que se houvessem disponíveis ingredientes como broa, azeitonas e tomate também seriam acrescentados à receita, O tempero com a pimenta do reino era um luxo. Esta refeição na época foi considerada vulgar ou comida de pobres.
Com o evoluir dos tempos os povos foram adquirindo sabedoria para degustar o que de bom existe, por muitos hoje é chamada de Salada, de Espinheta, ou mesmo Carpaccio de Bacalhau, como Portuguesa que sou e orgulhosa da cultura gastronómica deste País, hoje deixo-vos a receita da Punheta de Bacalhau. 


Ingredientes:
2 Postas de lombo de Bacalhau, a receita original é com bacalhau seco, mas como nem sempre temos e não acho que seja uma diferença imensa, faço com bacalhau demolhado.
1 Cebola grande
2 Dentes de alho
QB de Salsa fresca
QB de Azeitonas
Pimenta preta
Azeite
Vinagre


Preparação:
Prepare a cebola cortando-a em meias luas, coloque uma panela ao lume com água e deixe ferver, junte a cebola nesta água deixe-a permanecer 30 segundos, retire-a e passe-a por água fria. Reserve.
Lasque o bacalhau e coloque-o numa travessa, acrescente o alho picado, a cebola, um pouco se salsa picada, as azeitonas, tempere com pimenta preta moída na hora, regue com azeite abundante e um pouco de vinagre. Está pronto a degustar.


Com Pãozinho quente caseiro acabado de sair do forno e um bom vinho, que delícia!!!
Uma partilha entre conversas e gargalhadas, a gastronomia no seu melhor!!!

Cozinha dos Neves

1 comentário:

  1. Deliciosa Receita vou fazer. Muito Obrigado
    Beto Boton
    Um brasileiro na Austrália...

    ResponderEliminar