sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Os Bilharacos de Abóbora da minha Avó Evangelina

Deliciosos, quando a minha Avó fazia esta receita, os netos estavam todos de volta dela para degustá-los ainda quentinhos, confesso que são uma verdadeira maravilha e que apesar da receita ter passado para a geração a minha Mãe e ter chegado ás minhas mãos, os melhores eram os da minha Precioso Avó. Que saudades!!! Mais uma receita de Família partilho hoje convosco, deliciem-se!!!

Ingredientes:
2 Kg Abóbora cozida e escorrida de um dia para o outro
Qb Farinha
Qb Açúcar
1 Colher de sopa de Fermento em pó
1/2 Copo de Vinho do Porto 

Preparação:
Coloque a abóbora numa taça, junte um pouco de farinha (aproximadamente 4colheres de sopa) e açúcar ( estes dois ingredientes variam por isso deve por pouca quantidade de cada vez) e amasse com as mãos, junte o fermento e amasse novamente, por fim o vinho do porto e amasse novamente. Prove a mistura pois pode necessitar de mais açúcar se precisar acrescente o açúcar que pretender e o truque está aqui, se precisar de acrescentar mais açúcar terá de acrescentar mais um pouco de farinha. O intuito é ter uma mescla consistente, não mole pois se for muito mole ficam desfeitos.
Deixe repousar o preparado 1 hora e meia. Frite em óleo bastante quente na frigideira de fritar batatas fritas. Polvilhe um prato com açúcar e canela e disponha os bilharacos, volte a polvilhar com açúcar e canela.
Pode acompanhar com uma calda de Vinho do Porto.


Para a calda de Vinho do Porto:
100ml de Vinho do Porto
50ml de água
75grs de Açúcar
2 Paus canela   

Num tacho coloque todos os ingredientes e faça uma redução dos líquidos até obter uma calda mais espessa.

Que Bela Doçura, chama pelos dias de Natal, no quentinho e aconchego do lar!!!
Beijinho Avó Evangelina!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário