sábado, 26 de novembro de 2011

O meu Strudel de Maçã

Que partilha doce e maravilhosa é esta, numa perfeita e tranquila harmonia entre o vinho do porto, a maçã e o estaladiço da massa filo. A delicadeza desta receita é transmitida em cada pequena degustação.

 Ingredientes:
8 Maçãs médias
150grs de uvas passas 
100grs de Amêndoa ralada
6 Folhas de massa filo
200ml de Vinho do porto
1 Laranja (sumo) 
100grs de açúcar
1 Pau de Canela
Canela em pó
50grs de Manteiga derretida

Preparação:
Coloque um tacho ao lume com o açúcar e o sumo de laranja, deixe reduzir a um meio caramelo, junte o vinho do porto e o pau de canela e deixe novamente reduzir, acrescente as maçãs partidas aos cubos pequenos e as passas, deixe cozinhar durante uns 5 a 8 minutos, retire o pau de canela e reserve.
Prepare a massa, coloque um pano de cozinha sob a mesa e sobre este coloque duas folhas de massa filo (as duas totalmente pinceladas com manteiga e ligeiramente sobrepostas uma sobre a outra), pincele com manteiga e polvilhe com canela e amêndoa ralada, volte a colocar de novo mais duas folhas de massa filo e repita o processo, por fim coloque as duas últimas, volte pincelar com manteiga e a polvilhar com canela e restante amêndoa. Coloque o preparado das maças  numa das extremidades e enrole as folhas pincele a massa com manteiga, feche as laterais e pincele também com manteiga. 
Forre um tabuleiro com papel vegetal e delicadamente coloque por cima a massa, leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 10 a 15 minutos, tenha em atenção que o forno é só para cozer a massa, tenha cuidado para não queimar, se preferir pode cobrir durante o início com papel de alumínio.
Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó e canela.


Um manjar divino!!!

Cozinha dos Neves


Sem comentários:

Enviar um comentário