quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O meu Empadão de Arroz, Carne e Grelos

Nesta Versão, decidi acrescentar directamente ao empadão ingredientes frescos e coloridos. É uma receita muito saborosa onde todos os elementos combinam na perfeição.


Ingredientes:
800grs de carnes variadas (uso sempre frango, porco e vaca)
1 Molhada de Grelos
2 Canecas de arroz
4 1/2 de Água
5 Dentes de Alho
2 Cebolas
1 Malagueta Fresca
1 Ramo de salsa
1 Lata de tomate pelado
4 Talos de Aipo
1 Alho Francês
1 Copo de Vinho Branco
1 a 2 Ovos
Sal
Azeite

 Preparação por etapas:
Carne:
Coloque uma panela ao lume com água temperada com sal, quando levantar fervura acrescente as carnes por ordem de tempo de cozedura, primeiro a de vaca, depois a de porco e depois a de frango. Quando practicamente cozidas, retire deixe arrefecer um pouco e desfie, reserve
Grelos:
Coloque uma panela com água abundante temperada com sal ao lume para ferver, assim que tenha levantado fervura coloque os grelos limpos e preparados, deixe cozinhar e nunca tape a panela. Quando cozidos coloque-os a escorrer para se libertarem de toda a água. Numa frigideira coloque azeite abundante e dois dentes de alho picados a estalar, junte os grelos previamente picados e deixe cozinhar uns 3 minutos.
Arroz:
Coloque um tacho ao lume com a água, um fio de azeite e uma cebola pequena descascada, deixe ferver um pouco, retire a cebola e acrescente o arroz tempere com sal e deixe cozinhar.
Refogado da Carne:
Coloque um tacho ao lume com o azeite, acrescente uma cebola picada, 3 dentes de alho picados, a malagueta também picada deixe estalar meio minuto, junte o tomate e o vinho branco, envolva bem acrescentando o alho francês e os talos de Aipo devidamente cortados. Deixe cozinhar uns 5 minutos antes de acrescentar a carne, depois envolva muito bem a carne nos legumes e deixe apurar todo o estufado mais uns 7 minutos, estando sempre atento e mexendo de quando em vez.
Montagem:
Unte o pirex ou forma de barro com manteiga, disponha uma camada de arroz, uma de carne e uma de grelos, cubra com outra camada de arroz. Pincele o arroz com ovo batido.
Esta quantidade dá para duas formas.
Leve ao forno pré-aquecido a 250º durante uns 20minutos. Ou até verificar que a capa do arroz está dourada.


Que maravilhoso empadão. Uma delícia!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário