terça-feira, 8 de novembro de 2011

A nossa Feijoada à nossa moda

Que rica refeição para estes dias frios, reconfortante, repleta de sabores e de aromas doces e maravilhosos. Confesso-me apaixonada por cozinha tradicional já pude dizê-lo anteriormente. Este é uma receita muito nossa, de nossa tradição, que difere um pouco de região para região, nesta receita está uma mistura, daí Feijoada à nossa moda. Aqui fica a partilha da nossa receita.


Ingredientes:
Carnes diversas (porco, incluí orelha, chispe, entrecosto, um pouco de lombo, vaca uso chambão, 1/2frango)
Enchidos diversos (chouriças regionais, Bacon, Presunto)
Feijão manteiga
3 Cenouras grandes, cortadas as rodelas finas
1 Couve
2 Cebolas Médias
4 Dentes de Alho
1 Malagueta fresca
2 Folhas de Louro
1 Ramo de Salsa
Azeite 
Sal
Arroz

Preparação:
Numa panela coloque as carnes e enchidos a cozer em água abundante temperada com sal, não se esqueça que as carnes diferem no tempo de cozedura por isso coloque primeiro as que necessitam de mais tempo e por último as mais tenras. A dica é deixar cozer a carne até 85%  pois a restante cozedura deve ser feita na preparação da feijoada. Quando estiverem cozidas deve retirá-las da água para arrefecerem um pouco e cortá-las aos pedaços. Reserve as carnes e a água da sua cozedura
Noutra panela coloque o feijão a cozer também em água abundante e temperada com sal.
Comece a preparar o refogado, num tacho grande coloque o cebola picada a estalar no azeite abundante, acrescente os alhos e a malagueta picada e deixe estalar mais um pouco, junte a cenoura, meia couve grosseiramente cortada, o louro, a salsa e um pouco da água da cozedura das carnes, deixe refogar um pouco e acrescente as carnes, os enchidos e mais um pouco da água da sua cozedura, deixe cozinha um pouco mais e junte o feijão com alguma da água da sua cozedura coloque a restante couve grosseiramente cortada, rectifique os temperos, tenha em atenção os líquidos, deve ir acrescentando conforme necessário as águas da cozedura das carnes e do feijão, tape com o testo e verifique de vez em quando, quando verificar que todos os ingredientes estão bem envolvidos e cozinhados a  feijoada estará pronta a ser degustada. Acompanha com arroz branco.


Que Paraíso, que aconchego quente, repleto de sabores, recheado de cores e belos aromas. Uma verdadeira maravilha gastronómica!!! 

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário