sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A minha tarte de Maçã, Aveia e Passas caramelizada

Ontem estava a sonhar acordada com receitas, com combinações de sabores, com diferentes ingredientes e surgiu-me esta ideia, fazer uma tarte de maçã, mas fazendo primeiro em caramelizado destas, depois pensei e que tal juntar um pouco de aveia e passas!!! E assim foi, pus mãos à obra e fui buscando ingredientes conforme pensava na elaboração da receita. Posso-vos dizer que esta versão ficou maravilhosa.


Ingredientes:
1 Base redonda de massa folhada de compra
6 Maçãs médias
150grs de Mistura de aveia e passas ou 75grs de cada
1 Lata de Leite condensado magro
1 Lata (medida) de Leite
3 Gemas de ovo
1 Laranja raspa e sumo
1 Limão raspa e sumo
1 Colher de sopa de farinha maizena
1 Colher de sopa de essência de baunilha
4 Colheres de sopa de açúcar


Preparação:
Prepare o creme de leite condensado colocando um dentro de um tacho a farinha maizena, a lata do leite condensado, o leite, a raspa de 1 limão, a baunilha e as três gemas previamente batidas com um garfo, envolva muito bem com a varinha de arames, leve ao lume a ferver e deixe engrossar 1 minuto.
Descasque as Maçã e corte-as ao seu gosto, rege-as com o sumo e um limão para esta não oxidarem, reserve.
Coloque ao lume uma frigideira com o açúcar, a raspa de 1 laranja e seu sumo, deixe derreter o açúcar e caramelizar um pouco, junte as maçãs, a aveia e as passas envolva bem todos os ingrediente e deixando-os cozinha por 5 minutos, mexendo sempre.
Unte uma tarteira com manteiga e forre com a massa folhada, coloque uma parte das maçãs caramelizadas por cima da massa, disponha por cima destas o creme de leite condensado e cubra com as restantes maçãs.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º até verificar que a massa está perfeitamente cozida, mais ou menos 20 minutos, depende do forno.

Que aromas, que sabores, que maravilha aos meus olhos é o contacto com esta pequena delícia!!!
A vida é feita de pequenos, mas muito maravilhosos prazeres!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário