sábado, 1 de outubro de 2011

Tarte de Banana

Esta á uma completa invenção minha num género de crumble envolvido com a base de um cheesecake, bem apenas vos posso dizer que é uma maravilha. Fiz esta receita com banana porque cá em casa algumas ficam sempre maduras demais, mas pode ser feita com outras frutas como pêssego, maçã, pêra, é ao gosto pessoal de cada um.


Ingredientes:

1 Base redonda de massa folhada de compra
4 Bananas cortadas às rodelas
150grs de Bolachas digestivas
80grs de Manteiga sem sal amolecida
1 Colher de sopa de canela em pó
4 Colheres de sopa de açúcar demerara

Preparação:

Unta-se a tarteira com um pouca de manteiga e coloca-se a base de massa folhada cobre-se esta com feijão seco e vai ao forno pré-aquecido a 180º por 5 minutos, retira-se do forno e retiram-se os feijões (esta técnica serve para que a massa coza na sua totalidade e o feijão serve para que ela não ganhe bolhas durante o processo de cozedura). Nestes 5 minutos esmagam-se as bolachas, às quais se junta o açúcar, a canela e por fim a manteiga aos pedacinhos, que com a ajuda dos dedos é envolvida no preparado das bolachas até obter um preparado granulado. O último passo é colocar por cima da massa folhada as bananas cortadas às rodelas e o preparado da bolacha, volta para o forno por mais 10 a 15 minutos, verificando sempre para não queimar.


O primeiro passo pode ser anulado se preferir efectuar tudo num só processo, a única diferença e que terá de estar mais algum tempo no forno e deverá verificar se a massa está completamente cozida. A tarte serve-se polvilhada com canela ou/e com natas ligeiramente batidas. Esta é uma receita e muito rápida de elaborar e muito boa de degustar.

Cozinha dos Neves   


Sem comentários:

Enviar um comentário