segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Meu Crumble de Frutos Brancos

Sou fã incondicional da gastronomia internacional, pesquiso constantemente novas receitas, novas versões e adapto-as à nossa gastronomia introduzindo ingredientes da nossa cozinha. O crumble é uma " tarte" de fruta que surge na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, devido ao racionamento de alimentos e à escassez dos ingredientes que habitualmente fazem parte de uma tarte. Esta é a minha versão e apenas vos posso dizer que é deliciosa, é uma receita repleta de magia.


Ingredientes para a base de fruta:
3 Maçãs
1 Banana
2 Pêras
75gr de Nozes
75gr de Uvas passas
2 Colheres de sopa de manteiga
3 Colheres de sopa de açúcar demerara
1 Colher de sopa de açúcar branco
1 Colher de sobremesa de canela em pó
1 Copo de vinho do Porto 

Ingredientes para a Cobertura:
150gr de Farinha
100gr de flocos de Aveia
50gr de uvas passas
120gr de manteiga à temperatura ambiente
150gr de açúcar demerara
1 Colher de sobremesa de canela em pó

Preparação da base:
Descasque a fruta e corte em cubos, esprema 1 limão sobre esta para não oxidar. Coloque um tacho ao lume com o açúcar e a manteiga, vá mexendo sempre até verificar que o açúcar já está derretido e começa a caramelizar, junte o vinho do porto e mexa bem, acrescente a fruta, as nozes, as passas e a canela, envolva muito bem e deixe cozinhar durante +- 7 minutos, deve mexer bastas vezes para não pegar. quanto pronto reserve um pouco enquanto prepara a cobertura.

Preparação da cobertura:
Esta pode ser feita num processador, mas eu acho que é maravilhoso usarmos as mãos e se tivermos tempo faz toda a diferença. Numa taça coloque a farinha, a aveia, o açúcar, as passas e a canela misture-os bem e por fim acrescente a manteiga, com os dedos vá juntando os ingredientes com a manteiga até obter uma textura de areia molhada.
Preparação do Crumble:
Unte uma tarteira com manteiga e verta a base para dentro desta, se gostar muito de canela polvilhe a base com esta especiaria, por cima espalhe delicadamente a cobertura, precione um pouco e coloque dentro de um tabuleiro forrado com papel alumínio, pois como tem algum líquido pode verter. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 20minutos. Devera verificar se a cozedura para o crumble não queimar e se vir que este já esta dourado deve cobrir com papel alumínio até quase ao fim da cozedura. Sirva simples povilhado com canela, com natas ou com uma bola de gelado.


Indescritível, pura e deliciosa magia, uma dádiva e  uma tentação para a degustação!!!
Maravilhoso!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário