terça-feira, 25 de outubro de 2011

O meu Bacalhau com Broa

Esta é uma receita que preenche a nossa alma e aconchega o nosso coração, dois ingredientes que a grande maioria de nós adora, a Broa e o Bacalhau, juntos numa receita maravilhosa. Esta é mais uma das muitas maneiras de apresentar o bacalhau com broa, para mim esta repleta de aromas e sabores, levando-nos à partilha de pequenas descobertas...


Ingredientes:
5 Postas de Bacalhau do Lombo
1,250kg de Batatas
1 Broa
2 Cebolas
6 Dentes de Alho
1 Ramo de Salsa
QB de Gengibre fresco
QB Salva fresco
QB Tomilho fresco
1 Malagueta
QB Pimentão-Doce
1 Copo de Vinho Branco
1 Copo de Vinho do Porto
Sal
Azeite

Preparação:
Descasque as batatas e corte-as da forma que mais lhe apraz e reserve-as dentro de água. Limpe o bacalhau, escame-o e reserve também. Retire toda a côdea à broa e esfarele a mesma para uma taça, a esta junte salsa picada, 3 dentes de alho picados, um pouco de tomilho fresco e bacon finamente picado, envolva muito bem e acrescente o azeite suficiente para unir todos os ingredientes, reserve o preparado.
No tabuleiro de ir ao forno coloque a cebola cortada ás rodelas, o restante alho e salsa ambos picados, a salva o gengibre também picado e o tomilho, regue com azeite abundante, disponha agora as postas de bacalhau, as côdeas da broa partidas aos pedaços e as batatas. Por cima do Bacalhau coloque o preparado da broa, pressione bastante para que este não se separe do bacalhau. Polvilhe as batatas com um pouco de pimentão-doce e sal. Regue com azeite e com os vinhos e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante +- 1h15m, tenha em atenção para não queimar a broa. Deixe repousar 2 ou 3 minutos antes de servir.


A vida é maravilhosa e devemos aproveitar todos os momentos que esta nos proporciona vivendo-os intensamente!!!
Que degustação Preciosa!!!
Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário