domingo, 30 de outubro de 2011

O Frango Estufado em Vinho do Porto e com Ervilhas à moda da Avó Evangelina

Esta é uma receita de Família, deliciosamente perfeita na sua combinação, ideal para almoço de Domingo. Era um dos pratos preferidos, assim  como uma especialidade da minha Avó Materna, que saudades tenho da minha Avó Evangelina. Receita que acompanha a minha Doce Mãe e a qual já está na minha posse, partilhando hoje convosco esta Preciosidade Familiar.

 Ingredientes:
1 Frango do Campo (ou caseiro)
500gr a 750grs de Ervilhas
2 Cebolas grandes
6 Dentes de alho
1 Malagueta fresca
1 Ramo de salsa fresca
2 Folhas de Louro
1 Colher de sopa de Pimentão-doce
1 Garrafa de Vinho do Porto branco
Azeite
Sal
Preparação:
Leve um tacho que permita cozinhar todo o frango e ervilhas ao lume,  coloque a cebola picada a estalar no azeite, acrescente a malagueta e os alhos picados, junte o pimentão-doce o louro e meia garrafa de Vinho do Porto, acrescente o frango partido aos pedaços e a salsa grosseiramente picada. Deixe cozinhar, acrescentando conforme necessário mais vinho, coloque as ervilhas quando verificar que o frango está practicamente pronto pois estas não demoram nada a cozer. Tape o tacho e deixe repousar. Para acompanhar faça um arroz com molho do frango, ou seja quando estiver a acrescentar água à cozedura do arroz substitua uma parte da água por molho do frango, vai ver a maravilha de arroz que vai servir, delicioso acompanhamento.


Uma Maravilha gastronómica, a qual foi um dos pratos presentes no Casamento dos meus Pais, uma perfeição de sabores de um requinte delicioso e a uma combinação perfeita.
Sejam Felizes!!!

Cozinha dos Neves

1 comentário: