quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A minha tarte de Abóbora

As abóboras, perfeitas e de uma extraordinária polivalência na cozinha, são maravilhosas e proporcionam-nos momentos divinos na criação culinária. Para mim são um pequeno universo de surpresas doces e salgadas em que o resultado de cada receita apenas só pode ser melhor do que a anterior. Hoje deixo-vos a minha tarte de Abóbora, que é mágica nos sabores e perfeita nos aromas, um manjar.

Ingredientes:
600grs de Abóbora descascada
400grs de Açúcar
100grs de Farinha
100grs de miolo de noz picado
2 Ovos
1 Rolo de massa quebrada de compra
1/2 Cálice de rum
1 Limão raspa
2 Paus de canela
1 Colher de sopa de canela em pó
1 Colher de chá de gengibre em pó
1 Colher de chá de noz-moscada
Preparação:
Corte a abóbora em cubos pequenos e coloque num tacho juntamente com o açúcar, o pau de canela a canela, a noz-moscada, o gengibre em pó, a raspa do limão e o Rum. Leve ao lume e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para que a abóbora se desfaça. Quando esta começar a desfazer-se junte o miolo de noz picado e deixe cozinhar para reduzir os líquidos. O tempo deste processo depende da abóbora, quando verificar que a calda reduziu e está mais espessa está pronta. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Forre a forma de tartes previamente untada com manteiga com a massa quebrada (truque, com a ajuda de um garfo pique o fundo). A minha Dica, polvilhe o fundo da massa com canela em pó.
Retire do preparado os paus de canela e junte os ovos batidos com um garfo e a farinha peneirada, envolva muito bem todos os ingredientes e verta sobre a massa, molde com as mão a massa que fica fora da forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante +- 30 minutos. Deverá cobrir a tarte com papel de alumínio assim que veja que o topo está dourado e retirar 5 minutos antes do fim da cozedura.
Sirva decorado com canela em pó.


Que reconforto, que paraíso doce repleto de diferentes aromas e a cada degustação uma nova descoberta um novo sabor que sobressaí e fascina. Maravilhosa Tarte de Abóbora.
Pura delícia!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário