sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A minha Empada de Atum

Sou grande fã de Quiches, Empadas, Tortilhas, existem receitas extremamente saudáveis, as quais podem ser adaptadas a qualquer hora do nosso dia. Esta é uma receita inventada por mim numa ida à horta da quinta, que muitas vezes é a minha fonte de inspiração. Simples, rica em legumes e com muito pouco teor de gordura, uma receita saudável.

 Ingredientes
1 Cenoura grande cortada ás meias luas finas
1 Alho francês Grande cortado ás rodelas
3 Talos de aipo tenros finamente cortados
1 Cebola picada
2 Dentes de alho
100gr de Espinafres
1 Ramo de Salsa grosseiramente picada
1 Ovo
100ml de Leite
1 Colher de sopa de Farinha Maizena diluída no leite
1 e 1/4 Placas de massa folhada de compra (usei rectangular, mas pode usar redonda optando pela forma de tarte, aí irá precisar de 2 placas) 
2 Latas de atum ao natural
1/2 Lata de Tomate pelado
Sal 
Pimenta Preta
Azeite

Preparação:
Coloque ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e deixe estalar um pouco, acrescente o alho, o tomate e os legumes e a salsa deixe reduzir o volume dos mesmos, junte o atum previamente escorrido e envolva tudo muito bem, tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Acrescente o ovo, e o leite e envolva todos os ingredientes e deixe cozinhar 2 minutos, pode se gostar acrescentar um pouco de queijo mozzarella, é opcional.
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e forre com 1 placa de massa folhada, verta para dentro desta o reparado de legumes e acomode, por cima coloque uma tira de massa folhada, que é mais ou menos 1/4 de uma placa e feche com o excesso massa. 
Leve ao forno pré aquecido a 180º por mais ou menos 25 minutos, é o tempo da massa assar, tenha em atenção que poderá necessitar de cobrir durante algum tempo a mesma para não queimar.
Retira do forno deixe repousar alguns minutos, pode servir quente ou fria.


Que divina é esta empada, Deliciosamente mágica, repleta de cores e pequenas descobertas.
Maravilha!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário