domingo, 23 de outubro de 2011

A minha Bola de Carne

Sou fã e delicio-me com o antigo, o tradicional, com a sua magia de sabores, com a sua longa elaboração e com os deliciosos resultados finais. A cozinha tradicional para mim é uma inspiração, apenas e só introduzo pequenas alterações no sabor com produtos que actualmente estão ao nosso dispor.

Ingredientes:
1 Frango pequeno
150gr de Bacon fatiado
150gr de fiambre
400gr de mozzarella ralada
1kg de massa de pão (que comprei na padaria, mas podia ter feito em casa)
100gr de Azeitonas descaroçadas
Ervas aromáticas, oregão, tomilho
1 Lata de tomate pelado´
1/2 Copo de vinho branco  
2 Dentes de alho
1 Cebola
1 Malagueta
Manjericão Fresco
Azeite

Preparação:
Coza o frango inteiro em água e sal, assim que esteja cozido desfie toda a carne do mesmo e reserve.
Prepare um refogado com a cebola picada a estalar no azeite, acrescente o alho, a malagueta, o tomate, o
manjericão fresco e o vinho branco, deixe apurar um pouco, por fim junte o frango e deixe cozinhar por 5 minutos para reduzir um pouco os líquidos.
Estenda a massa que já levedou em duas partes, forre o fundo de um tabuleiro untado com azeite com uma parte da massa e disponha o frango, cubra  o mesmo com metade da mozzarela e com as azeitonas, por cima coloque o bacon depois o fiambre cubra com a restante mozzarella e espalhe as ervas aromáticas por cima do queijo. Pegue na restante massa e tape o recheio, feche toda a massa enrolando todas as partes da bola, pincele toda a bola com azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 250º durante 10 minutos, ou assim que a bola esteja dourada, reduza a temperatura para 180º cobrindo a bola com papel alumínio para esta não queimar. Deverá demorar mais 15 minutos a ficar pronta, é só verificar com a ajuda de um palito. 
Assim que esteja pronta deixe repousar uns minutos antes de servir.  


Que pequeno e delicioso paraíso, fechamos os olhos e degustamos cada pedaço repleto de diferentes sabores, descobrindo em cada momento um novo sabor.
Que Maravilha!!!

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário