segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Caldeirada de Peixe da Matriarca

As minhas origens familiares parte Avó Materna são da Murtosa, esta é a receita de Caldeirada que tradicionalmente é feita nesta região. Simplesmente deliciosa, com todos os aromas do mar, numa mágica envolvência com os sabores da terra, uma verdadeira maravilha.


Ingredientes:
1,5kg de Caldeirada de Peixe
1kg de Batata
2 Cebolas grandes
4 Dentes de Alho
1/2 Pimento Verde
1/2 Pimento Vermelho 
1 Ramo de salsa
3 Folhas de Louro
Malagueta fresca
1 Tira fina de pão de unto ou 1 colher de sopa de banha de porco 
Sal
Pimentão-doce
Azeite
1 copo e 1/2 de Vinho branco
QB de Água
QB de Vinagre


Preparação:
Descascam-se as batatas, as cebolas e os alhos e cortam-se em rodelas finas. Preparam-se os pimentos retirando-se as sementes e cortam-se em tiras finas, pica-se a malagueta e uma parte da salsa.
Por camadas começa-se a preparar a caldeirada. Num tacho grande coloca-se pela seguinte ordem uma parte da cebola às rodelas, do alho, do pimento, das batatas e o peixe, volta-se a repetir com mais uma camada e termina-se com uma camada fina de batata. Por cima desta última camada coloca-se o louro, o pão de unto, a malagueta, o sal, 3 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de pimentão-doce, o vinho branco e a água a cobrir todo o preparado. Vai ao lume a cozinhar, quando verificar que a batata está practicamente cozida regue com um pouco de vinagre, tape o tacho e deixe apurar durante mais três minutos. Deixe repousar um pouco antes de servir.


Que Paraíso para os sentidos!!!

Cozinha dos Neves 

Sem comentários:

Enviar um comentário