quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pescada no Forno

Esta é uma receita que inventei, pois um dia decidi fazer um assado com os mais variados ingredientes da Horta dos Neves e com uma Pescada, que pode ser substituída por um Robalo, ou um Pargo, ou outro peixe de sua preferência. É uma receita que em nada é complicada e tem muito sabor. Experimente.


Ingredientes:

1 pescada média inteira
12 batatas pequenas
1 cebola grande
3 dentes de alho
3 talos/ caules de Aipo com folhas
1 alho francês
1 malagueta
2 cenouras
Salsa
Rosmaninho
Tomilho
Sal
Pimenta preta
Azeite
1 copo de vinho branco

Preparação:

Dão-se 2 a 3 golpes dependendo do tamanho na pescada e coloca-se sal deixando-a repousar enquanto prepara os legumes.
Corte os legumes em juliana, pique os alhos e a malagueta e coloque tudo num tabuleiro de ir ao forno que garanta espaço que para o peixe quer para as batatas. Regue com azeite e envolva bem todos os ingredientes. Por cima coloque o peixe retirando previamente do excesso de sal, junte as batatas partidas ao meio, coloque as ervas aromáticas, assim como um pouco de pimenta preta moída no momento e um pouco se sal, acrescente um fio de azeite a percorrer todo o preparado e por fim o vinho branco envolva novamente todos os ingredientes e leve ao forno pré-aquecido a 200º, durante 1h, 1h15m.

Sugestão: se gostar pode colocar um pouco de pimentão-doce mas só por cima das batatas, vai ver que faz toda a diferença. Se por um acaso tiver gengibre fresco em casa também pode colocar, ladrilhe um pouco e junte aos restantes ingredientes, garanto uma verdadeira explosão de sabores

Hoje partilho convosco mais um prato repleto de aromas e sabores.

Cozinha dos Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário